Rotary quer aproximar-se mais da comunidade

0
651
Graça Nobre, ao centro, é a nova presidente do clube caldense

Nova presidente destaca iniciativas mais próximas da comunidade e a criação do Interact

A economista e consultora imobiliária Graça Nobre é a nova presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo ao empresário Luís Gomes. A cerimónia de transmissão de tarefas decorreu no passado dia 30 de junho, altura em que também foi apresentado o grupo de 14 jovens caldenses que compõem o Interact, um programa promovido pelo Rotary que visa envolver jovens entre os 12 e os 17 anos em atividades de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, fazendo-os descobrir as suas competências de liderança.

Graça Nobre destaca a “responsabilidade” deste projeto, composto por menores, que os elementos do clube irão acompanhar. Já estão a desenvolver protocolos de parceria com diversas instituições, como é o caso do Banco Alimentar, onde estes jovens irão colaborar em regime de voluntariado. “É uma forma de estarem comprometidos e participarem”, disse a responsável, acrescentando que as iniciativas a realizar pelo Interact também juntarão depois o clube rotário.

- publicidade -

Outros dos objetivos passa por dar continuidade ao RYLA, um programa que pretende desenvolver as competências de liderança, trabalho em equipa, ética e cidadania nos jovens, e que este ano decorreu em abril, numa organização dos clubes das Caldas e de Alcobaça.

A presidir pela primeira vez ao clube, Graça Nobre quer dinamizar ações cada vez mais próximas da comunidade. “Fazer reuniões com as associações, ver como é que podemos participar e como é que nos podemos até alavancar uns aos outros, ao nível da comunidade”, exemplifica.

A próxima iniciativa a realizar será a Festa Branca, de caráter solidário, a 6 de Setembro, no Parque. A verba angariada será, sobretudo, aplicada na atribuição dos prémios de mérito e bolsas escolares. Ainda em setembro, por ocasião do aniversário dos Bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, serão entregues cinco Aparelhos Respiratórios Isolantes de Circuito Aberto (ARICA). Trata-se de investimento de cerca de seis mil euros, que permitirá aos soldados da Paz terem condições para agir em atmosferas potencialmente tóxicas, com baixo teor de oxigénio e que foi uma das prioridades do mandato de Luís Gomes.

Durante este ano rotário será também realizada a cerimónia de distinção do profissional do ano e de mérito de carreira, a par de palestras sobre diversas temáticas, como o ambiente ou a saúde.

O Rotary Clube das Caldas tem 23 elementos e quer crescer, estando prevista para os meses de setembro, outubro, uma sessão pública para dar a conhecer este clube, o que é o movimento rotário e qual a sua missão.

- publicidade -