O Rotary Club das Caldas já encomendou a cadeira de rodas adaptada, de valor superior a seis mil euros, que irá ajudar Cláudia Sousa, de 18 anos e portadora de encefalopatia congénita, a deslocar-se com maior comodidade.
A novidade foi dada pelo ainda presidente do clube, Nuno Ribeiro, na passada segunda-feira, antes de passar o testemunho à sua companheira rotária Isabel Puga, que irá presidir ao clube até Junho de 2012.
Rotária há três anos, foi a primeira mulher a ser eleita entre os membros do clube, com um historial de 58 anos de actividade.
Na cerimónia a nova presidente mostrou-se convicta de que irá “servir bem” o seu clube e destacou que, já no próximo dia 25 de Julho, pelas 21h30, terá lugar na sede dos rotários uma palestra sobre “Saúde Ocupacional Medicina no Trabalho – Sida”, proferida pelo companheiro e médico do CHON, Silvestre Agostinho.
Também o seu antecessor, Nuno Ribeiro, falou sobre o ano em que presidiu aos destinos do clube, destacando que no final se sentiu um “rotário mais preenchido e com uma maior maturidade sobre o movimento”.
Lembrou que foram entregues mais de três mil euros em prémios escolares, distribuídos por oito escolas e foi distinguido o historiador João Serra como Profissional do Ano. ainda no decorrer do ano passado foram atribuídas duas bolsas de estudo, no valor de 750 euros cada, ao melhor aluno da ESAD, e a uma estudante de Saúde, em Leiria.
Entre os projectos do clube está também a realização de um rastreio visual a todos os alunos da primeira classe dos concelhos das Caldas, num total de 646 alunos. O projecto “Ver melhor, aprender melhor” prevê ainda que as crianças mais carenciadas possam ter os seus tratamentos e aquisição de óculos e lentes custeados pelas entidades parceiras, as duas autarquias e a clínica e óptica Oculista do Parque.
O projecto ainda não teve início porque “os parceiros estão mais disponíveis no início do ano lectivo”, explicou Nuno Ribeiro.
Outro dos objectivos do clube caldense é o aumento do seu quadro social.
Presente na cerimónia de transmissão de tarefas – que se realizou no restaurante Lareira e contou com mais de 50 pessoas -, o vereador caldense Tinta Ferreira destacou o trabalho do clube em prol da comunidade. Considera que actualmente, e na sequência dos tempos de crise que o país atravessa, “há uma maior vontade das pessoas em ser solidárias e colaborar junto dos que têm mais dificuldades”.
O autarca deu o exemplo das escolas da Lagoa Parceira e Carreiros, em que os pais pintaram os próprios edifícios.
“Estou certo que o incentivo que o Rotary Club das Caldas tem dado ao longo dos seus 58 anos de existência tem sido determinante para esta dinamização da comunidade”, concluiu






























