O Rotary Club das Caldas ofereceu dois monitores de sinais vitais aos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha para equipar as suas ambulâncias de socorro. A dádiva, no valor de 2.500 euros, permite fazer a avaliação das saturações de oxigénio, medição arterial e monitorizar o ritmo cardíaco logo no local, permitindo ganhos no socorro que prestam.
A cerimónia de entrega dos equipamentos decorreu no passado dia 9 de Outubro, no salão nobre da associação humanitária. O comandante da corporação, Nelson Cruz, destacou que esta oferta vai melhorar a prestação do pré-hospitalar, uma vez que permite, por exemplo, verificar se a vítima está com baixos níveis de oxigénio e logo
administrá-lo. O monitor faz também o registo cardíaco, que pode ser entregue logo que o paciente chegue ao hospital.
Estes dois monitores vêm juntar-se aos outros dois que os bombeiros já possuem, mas falta ainda mais um par para que as seis ambulâncias de socorro fiquem totalmente equipadas. O comandante acredita que a sociedade civil, à semelhança do que tem acontecido com outras situações, possa contribuir para essas aquisições.
Abílio Camacho, presidente da associação humanitária, agradeceu ao clube caldense pela iniciativa e referiu que a associação humanitária vive “permanentemente de mão estendida”. Com um orçamento anual de 1,3 milhões de euros, têm uma despesa mensal de 100 mil euros, pelo que precisam do apoio da comunidade para a aquisição de material.
A corporação tem actualmente uma centena de bombeiros. Todos possuem o curso básico de tripulante de ambulância de transporte e há 10 que são tripulantes de ambulância de socorro, que prestam serviço numa área de 255 quilómetros quadrados e a quase 60 mil habitantes.






























