Rotários de Óbidos nascem como satélite do clube do Bombarral

0
415

O potencial que existe no concelho levou à criação do clube em Óbidos, que está a dar os primeiros passos e brevemente ganhará autonomia

O clube rotário de Óbidos nasceu o ano passado, promovido pelo clube do Bombarral que via neste concelho um “vazio” em termos regionais. “Achamos que a proximidade da comunidade pode ser uma mais valia naquilo que são os propósitos de rotary, de promover ações para melhorar a qualidade de vida, ajudar do ponto de vista solidário, e criar alguns laços de companheirismo entre as pessoas”, resume Cristina Teotónio, do Rotary Club do Bombarral e que era a presidente no ano em que concretizaram o projeto. A solução encontrada foi a criação de um clube satélite, que permite a formação inicial com menos elementos, que é acompanhado pelo clube anfitrião e depois se autonomizará quando atingem as duas dezenas necessárias para a formação tradicional. “É uma tarefa de empenho, que exige acompanhamento das duas partes para que o clube tenha a noção de como trabalhamos e aquilo a que nos propomos fazer”, salienta Rui Simões, presidente da Comissão Distrital de Desenvolvimento e Expansão do Quadro Social no Distrito 1960, acrescentando que estão no “bom caminho”, pois vão integrar em breve seis novos membros, e há “mais cinco na calha”, concretiza.
Neste momento está sob a liderança da empresária obidense Adélia Belo, que destaca o companheirismo e entreajuda que encontrou por parte do clube anfitrião e que os leva a lançar-se em alguns projetos. Já está prevista a realização de uma palestra, em abril, com a parceria da autarquia. No entanto, a ajuda aos mais necessitados já começou por altura do Natal, com a oferta de cama, colchão, roupa para criança, e uma bicicleta para uma família que foi referenciada. Este novo clube tem também a particularidade de ser composto por elementos jovens, uma prática que não é muito usual em rotary, mas que a comissão tem vindo a defender. “A ideia passa por tentar fazer um rejuvenescimento do quadro social, para que possam seguir as pisadas dos menos jovens e dar-lhes continuidade”, salienta Rui Simões.

Ampliação da Sala Snoezelen
O clube bombarralense já estava ligado a Óbidos. Há quatro anos financiou a Sala Snoezelen (cerca de 45 mil euros) implementada no Complexo Municipal e que integra o Espaço F. De acordo com a vereadora Margarida Reis, esta é atualmente frequentada por 50 pessoas. Idealizada para pessoas com algum tipo dificuldade e portadoras de deficiência é agora também utilizada por famílias, tornado-se pequena face à procura.
Recentemente o governador do distrito rotário 1960 esteve no local e comprovou a necessidade de outra sala, tendo desafiado o clube de Óbidos para criar um grupo de trabalho para fazer o projeto de melhoria ou ampliação da sala. ■

- publicidade -