O Rotary Clube das Caldas da Rainha ofereceu, no dia 26 de Novembro, um donativo de 500 euros ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, para a aquisição de um kit da Lego Educação, que permite criar cinco robots e um tapete de torneio. Trata-se de mais um incentivo para a escola que está a apostar forte na programação informática nos vários graus de ensino.
Um robot com sensores de obstáculos e um outro que detecta as cores e perante cada uma executa uma tarefa diferente, foram dois exemplos de trabalhos de programação apresentados pelos alunos finalistas do Curso de Programação de Sistemas Informáticos. Actualmente possuem dois kits da Lego Educação, que permite, cada um deles, reutilizar as peças criando cinco modelos diferentes e fazer as respetivas programações informáticas. O contributo do Rotary Club das Caldas, com 500 euros, permitirá a aquisição de mais um kit da Lego Educação e um tapete de torneio, para poderem entrar nos concursos desta marca de brinquedos, que existem a nível nacional.
Maria do Céu Santos, directora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, agradeceu o donativo, que irá permitir ajudar a desenvolver mais projectos. “São cursos profissionais que só fazem sentido com esta parte prática e mais ligada ao saber fazer”, disse, acrescentando que é essa a realidade que espera os alunos no mundo do trabalho.
A escola tem actualmente dois kits e com este donativo deverão comprar um terceiro, mas o ideal seria ter cinco, para que os alunos possam trabalhar mais a parte da programação sem ter que andar sempre a montar e desmontar os robots. Este curso profissional tem actualmente três turmas (uma em cada ano), envolvendo 74 alunos. Começou em 2008 e, de acordo com a directora, tem tido bastante saída e empregabilidade, com a maior parte dos alunos a ficar nas empresas para onde vão estagiar e outros a ser admitidos nos locais para os quais concorrem.
O agrupamento está a apostar nestas áreas, tendo começado no ano passado a robótica no terceiro ciclo e, já este ano lectivo, com a iniciação à programação no primeiro ciclo, através do uso de tablets. Neste último caso, as professoras de informática da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro deslocam-se aos vários estabelecimentos de ensino do agrupamento duas vezes por semana para ensinar os meninos, sendo que este é um projecto do Ministério da Educação e está a funcionar este ano pela primeira vez, a nível experimental.
Em curso está também outra experiência que é a possibilidade de recurso ao telemóvel como ferramenta pedagógica, através da utilização de uma aplicação que permite, por exemplo realizar e tratar questionários.
Também o CEFAE, o centro de formação de professores que funciona na escola, tem um laboratório digital que permite dar formação aos professores para estes depois usarem essas ferramentas nas suas aulas.
No próximo dia 9 de Dezembro, a escola irá participar na iniciativa Hour of Code, entre as 15h00 e as 17h00, com workshops abertos a toda a comunidade escolar. Trata-se de um movimento global que pretende sensibilizar para a informática e desmistificar a programação, mostrando que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência.
O Rotary caldense irá voltar em Janeiro a realizar os rastreios oftalmológicos, agora a cerca de 700 alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença. O clube ajudará também na aquisição dos óculos para as crianças cujos pais não têm possibilidades financeiras.
A nível nacional o Rotary irá iniciar uma campanha de sensibilização e rastreios denominada FRADE – Frente Rotária Anti-Diabetes.






























