O Rotary Club das Caldas comemorou no passado dia 20 de Abril o seu 62º aniversário. A efeméride ficou marcada pela reactivação do rotaract, o programa para jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, que começa com nove participantes mas que pretende crescer e ajudar o clube no apoio à comunidade.
A cerimónia, que contou com a presença de cerca de 60 pessoas, foi animada pelo Quarteto de Saxofones da Sociedade Musical e Recreativa Obidense.
Diogo Vasques, Ricardo Silva, Beatriz Susano, Daniel Lin, Manuel Álvaro, Afonso Costa, Madalena Sousa, Sara Penas e Diogo Etelvino compõem o grupo rotaract das Caldas da Rainha. Têm entre 18 e 27 anos, são quase todos estudantes e estão dispostos a dar do seu tempo para ajudar a comunidade onde se inserem.
A primeira actividade que irão desenvolver tem já data marcada para 22 de Maio. Trata-se de uma limpeza das margens da Lagoa de Óbidos, com crianças das escolas do Nadadouro e Foz do Arelho. No dia seguinte a acção será estendida a toda a população e terminará com um lanche no parque de merendas, oferecido pela Junta de Freguesia da Foz do Arelho.
Dado que alguns dos elementos estão a tirar o curso de Cozinha, prevêem também fazer workshops com utentes da Santa Casa da Misericórdia, assim como dinamizar actividades de Verão com os jovens.
Desde 1983 que este clube não tinha a funcionar o rotaract e o actual presidente, Luiz Gomes, não escondeu a emoção na cerimónia onde foram apresentados formalmente os jovens. “Hoje é o começo, agora vão começar a trabalhar”, disse o “padrinho” do grupo que acredita no seu futuro. Os jovens irão também às escolas da região fazer acções de sensibilização e de divulgação do movimento e caber-lhes-á também tentar reactivar o interact, outro programa rotário destinado a pessoas com idades entre os 14 e os 18 anos.
A cerimónia contou com a presença do governador do distrito rotário 1960 (a que pertence o clube caldense), António Mendes, que partilhou a alegria de ver jovens integrar o clube, destacando que estes são a “promessa de um futuro”. O docente universitário falou da importância de, numa sociedade tão materializada como a actual, “haver jovens que se dispõem a servir voluntariamente e a defender valores humanistas”.
Também Teresa Mayer, presidente do conselho de administração da Fundação Rotária Portuguesa, felicitou os jovens rotaracts e deixou três conselhos: que nunca desistam de realizar os sonhos, não tenham medo da mudança e nem se deixem vencer pelos ignorantes.
A responsável rotária deixou ainda uma palavra de reconhecimento pelo “excelente” trabalho do clube caldense e por ver que este continua “activo, empenhado e actuante”.
Já o vereador da educação caldense, Alberto Pereira, lembrou que a ligação que o clube tem com as escolas foi ampliada ao primeiro ciclo, com o atelier “Empreender Criança”, onde os rotários são convidados a partilhar a sua experiencia profissional com os alunos.
A cerimónia, que reuniu cerca de 60 pessoas no restaurante A Lareira, contou com a presença de rotários do Bombarral, Moita, Vila Franca de Xira, Carnaxide, Rio Maior, Alcobaça, Tavira, Lisboa, e representantes do clube Soroptimist das Caldas da Rainha.
Jaime Neves, um dos elementos mais antigos do rotary caldense, partilhou com os presentes uma importante organização do clube – 10ª Conferência do Distrito Rotário nº 65, que decorreu nas Caldas em 1956, durante três dias. Socorrendo-se de noticias publicadas na Gazeta das Caldas, explicou de forma pormenorizada como decorreu o evento, que reuniu na cidade centenas de participantes portugueses e estrangeiros.
Luiz Gomes deixará a presidência do clube caldense em Junho e passará a ser governador assistente dos clubes do Oeste. Até lá, gostaria de fazer o Dia do Rotary de modo a divulgar o clube, com um evento de grande dimensão.






























