O Rotary Club das Caldas vai homenagear, no próximo dia 13 de Outubro, António Alfredo Aniceto pelo seu mérito profissional. A cerimónia realiza-se pelas 20h30 horas, no restaurante “A Lareira”.
António Alfredo Aniceto nasceu em 1929 em Torres Vedras e veio para as Caldas em 1942. Foi nesta cidade que se deixou seduzir pela política, tornando-se militante do PCP numa época em que tal era perigoso (a ditadura do Estado Novo não permitia os partidos políticos e perseguia particularmente os membros do PCP), mas também pelo futebol e pelo associativismo. Profissionalmente exerceu as funções de Técnico Oficial de Contas e, a nível associativo colaborou com o Montepio Rainha D. Leonor, Sociedade Columbófila Caldense, Caldas Sport Clube, Bombeiros Voluntários e Casa do Benfica.
Entre Outubro de 1974 e Dezembro de 1976 exerceu o cargo de vereador na Câmara caldense, tendo sido durante esse período também presidente da Comissão Municipal de Higiene e da Comissão Integradora dos Serviços de Saúde locais. Foi eleito deputado à Assembleia Municipal durante dois mandatos.
Como membro do executivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, presidida na altura por José Vieira Lino (CDS) exerceu o cargo de tesoureiro. Foi ainda membro da Assembleia desta freguesia durante três mandatos.
António Augusto Aniceto foi também segundo candidato pelo distrito de Leiria à Assembleia da República em 1976, proposto pelo Partido Comunista, tendo mesmo sido chamado à efectividade para substituir o cabeça de lista entretanto eleito. Contudo, recusou o lugar no parlamento por motivos profissionais, relacionados com o seu trabalho no Montepio, onde permaneceu até 1994.
F.F.






























