Rota de presépios dos Vidais é um exemplo de envolvimento

0
514
Momento de inauguração juntou comitiva de perto de 100 pessoas

Comunidade da freguesia uniu-se em torno de uma iniciativa que tem vindo a contribuir para dar a conhecer os Vidais. Este ano há 18 presépios a concurso para apreciar, mais o da Junta de Freguesia

A Rota de Presépios dos Vidais foi inaugurada na tarde de sexta-feira, 8 de dezembro, com uma comitiva de quase uma centena de pessoas a percorrer as várias localidades para apreciar as diferentes obras de arte.
Esta é a nona edição do concurso, que foi criado em 2014 e que tem como grande particularidade e fator distintivo o envolvimento comunitário que conseguiu alcançar. Não é exagero dizer que há alguns participantes que ainda não acabaram o presépio deste ano e já estão a pensar no próximo. E também já testemunhámos o quão envolvidas as pessoas estão em torno das suas coletividades ou associações de moradores para participarem na produção dos presépios. A iniciativa envolve mais de 200 pessoas e, durante semanas, este é o grande assunto da freguesia, ainda antes de ter sido inaugurada a rota. Depois da inauguração, imagine-se, o assunto continua a ser alvo de intensa e saudável discussão. Elogiam-se uns, criticam-se outros, fazem-se comparações e elegem-se os preferidos de cada um.
Outro aspeto interessante é que neste dia da inauguração, e ao longo de todo o processo, há sempre uma vertente de convívio muito vincada, com os participantes a quererem mostrar os seus trabalhos e receber os vizinhos para lhes mostrar o que fizeram, mas também nos momentos de produção de cada presépio.
No final da inauguração a comitiva tinha à sua espera um jantar no Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Piedade dos Vidais, que foi oferecido pela Junta de Freguesia a todos os envolvidos.

Junta de Freguesia tem vindo a ampliar, todos os anos, o seu presépio

“A cada ano que passa, melhor e mais aprimorada está a qualidade da rota”, referiu o presidente da Junta, Rui Henriques. “Fomos presenteados com verdadeiras obras de arte criadas pelas pessoas da terra que, unidas e com um gosto enorme em querer mostrar o que de melhor se faz pela freguesia, realizaram trabalhos de um valor inestimável, que por certo vão encher o coração de quem nos vier visitar”, complementou o autarca, notando a importância deste tipo de iniciativas para combater o êxodo rural. “Com orçamento reduzido temos trabalhado muito para chamar a atenção para a qualidade de vida que existe nos Vidais”. O regulamento privilegia conceitos de reciclagem e sustentabilidade.
Este ano foi batido o recorde de participantes, com mais quatro presépios a concurso do que os 14 do último ano. Entre as novidades estavam o NDA Vidais Futsal, a MotorPeças e as Bordadeiras de Cortém, que nunca tinham participado, mas também o Coro da Igreja que voltou a participar.
Comparativamente com a primeira edição, “Os Presépios da Minha Aldeia” já conseguiram duplicar o número de presépios a participar, uma vez que em 2014 eram nove. “Já é uma tradição”.
Outra novidade foi que este ano realizou-se o primeiro passeio de motas e motorizadas pela rota dos presépios, com cerca de 65 participantes em veículos desde a década de 60 do século passado. Organizado pela Associação de Desenvolvimento Local da Carrasqueira, o passeio contou com o apoio do motoclube Reis do Asfalto, do Arco da Memória, e decorreu na manhã de domingo. No final da rota houve um almoço-convívio.
Os próprios participantes irão agora votar nos presépios para eleger o vencedor deste ano, que deverá ser divulgado no Dia dos Reis (a 6 de janeiro). As19 propostas podem, portanto, ser apreciadas até essa data. ■

- publicidade -