Rota Bordaliana inaugurada a 17 de Outubro

0
1462
Gazeta das Caldas

fonte-sapoA Rota Bordaliana será inaugurada no próximo dia 17 de Outubro, informou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira. Esta rota será composta por mais de duas dezenas de figuras cerâmicas de grandes dimensões que irão “ocupar” diversas fachadas e espaços públicos da cidade, sendo que a primeira – a fonte com a rã – já se encontra exposta há mais de um ano, junto à Estação da CP.

A rota percorre a cidade, até à fábrica e casa-museu do artista, através da colocação de figuras, em tamanho humano, em diversos pontos.  O Padre será colocado na confluência da Rua Padre Emílio/Hemiciclo João Paulo II, o Zé Povinho estará na Praça 25 de Abril e o lobo em cima de um quiosque na Praça 5 de Outubro.

Na fachada da Rodotejo (Rua Dr. Leão Azedo) serão colocadas 60 andorinhas, na parede da Junta de Freguesia de Nossa Sra do Pópulo ficará uma folha de couve, junto ao edifício do CCC estará a Ama das Caldas e no Edifício da Loja de Reabilitação Urbana será colocado um sardão. Outros quatro sardões irão para o interior do edifício da Loja do Turismo e no exterior será colocado o polícia, um sardão e dois caracóis.

- publicidade -

No topo da Praça da República serão colocados dois grupos de cogumelos, duas tartarugas e um sardão, enquanto que no Largo José Barbosa será instalada a Saloia e o Parque D. Carlos I será enriquecido com o Gato a Caçar, o Gato Irritado e seis macacos pendurados na “aldeia dos macacos”.

Todas as peças foram feitas na Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro e as de maior dimensão estarão cobertas por uma caixa de vidro inquebrável para prevenir actos de vandalismo.

A Rota Bordaliana tem um custo de 122,1 mil euros e está integrada na candidatura da Regeneração Urbana, sendo comparticipada a 85% por fundos comunitários.

 

- publicidade -