Rosinda de Jesus celebrou o centenário em família

0
746

Caldense soprou, no dia 22 de outubro, as 100 velas e celebrou, dois dias depois,, com uma festa no salão de Chãos. Aos 100 anos, continua a ler a Gazeta

O segredo de Rosinda de Jesus “é muito simples”. “Ter trabalhado sempre bastante”, afirmou, de forma perentória, a caldense, na sua festa do 100º aniversário, que teve lugar na tarde de 24 de outubro, em Chão (Alvorninha). Dois dias antes, tinha comemorado a centésima primavera da vida, um marco assinalável.
“Nunca pensei estar viva até esta idade, até dizia muitas vezes na brincadeira que, se chegasse aos 100 anos, pagava um almoço a todos no salão de Chãos, porque pensava que já não ia estar cá”, contou à Gazeta, entre risos, a bem-disposta centenária, a meio do convívio familiar que lhe foi organizado em surpresa para assinalar a data.
Nascida a 22 de outubro de 1921 no Casal da Texugueira (Alvorninha), Rosinda de Jesus viveu uma vida de trabalho, quer a cuidar dos seus sete filhos, quer a ajudar o marido no campo, ora na agricultura (onde tinham um pouco de tudo), ora a cuidar dos animais.
Os familiares guardam na memória os seus dotes na costura, recordando que criava roupas diferenciadas para eles através de desperdícios.

“Sinto-me muito contente por me terem organizado esta surpresa, que gostei muito”

Rosinda de Jesus

Mas na cozinha ela também se destacava e ficou conhecida pelas ferraduras para os casamentos que confecionava. A família não esquece, por exemplo, os dotes culinários, especialmente os biscoitos e os rissóis.
Em dia de festa, visivelmente feliz, Rosinda de Jesus disse estar a sentir-se bem no convívio que lhe foi preparado. “Sinto-me contente por me terem feito esta surpresa, que gostei muito!”, exclamou.
A surpresa partiu dos familiares, que não olharam a esforços para tornar este dia mais feliz. O salão de Chãos, que estava inutilizado desde o início da pandemia, foi todo limpo e preparado para receber a família e amigos num agradável convívio, que juntou à mesa quatro gerações da família. Em várias partes do salão há adereços a assinalar a data e outras surpresas que pretendem homenagear a matriarca da família.

- publicidade -

Leitura assídua da Gazeta
Hoje em dia, Rosinda de Jesus reside num lar, em Alvorninha, onde não dispensa, ainda assim, a leitura da sua Gazeta das Caldas.
“Sempre gostei de ler o jornal”, disse a aniversariante. Tal facto foi também confirmado pelas filhas, que garantem que, enquanto elas se satisfiziam em ler as gordas, a mãe tinha o hábito de ler o jornal de fio a pavio, por forma a estar bem informada
Numa vida cheia, Rosinda de Jesus teve sete filhos, que lhe deram 11 netos. Atualmente tem já 10 bisnetos, sendo que a mais velha tem 18 anos e o mais novo apenas dois meses. ■

- publicidade -