O Clube de Programação e Robótica “Robotics Code Raul”, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi um dos vencedores da fase final da 7ª edição do Concurso Nacional de Clubes de Programação e Robótica, que decorreu a 23 de junho. Participaram, neste concurso, cerca de 400 escolas, 67 das quais passaram à fase final da competição e apenas 13 foram distinguidas pelos projetos apresentados.
O projeto apresentado pelo clube, denominado “Raulinho”, consiste num robô humanoide controlado através de uma aplicação móvel, utilizando bluetooth.
Foi desenvolvido com o objetivo de interagir com as crianças e tem capacidade de comunicar, dançar, mudar a cor dos olhos, apresentar músicas e de se movimentar, tanto através das teclas de direção da aplicação móvel, como autonomamente, desviando-se dos obstáculos através do recurso a um sensor ultrassónico.
De acordo com o agrupamento, mesmo num ano atípico, devido à pandemia, o clube conseguiu aumentar o número de alunos inscritos sendo agora composto por cerca de 50 alunos e dois professores. Este prémio assume uma enorme preponderância no futuro do clube, uma vez que é, neste momento, a única forma de financiamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos.
Registado, pela primeira vez, na base de dados da DGE no ano letivo de 2018‐19, este clube pretende dotar os alunos de capacidades transversais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.
Através da robótica educativa como meio de introdução às linguagens de programação e da realização de atividades de carácter experimental, o aluno torna-se construtor do seu próprio conhecimento, através da observação, da prática e do trabalho colaborativo. ■
Robô Raulinho vence concurso nacional
- publicidade -






























