As comemorações do Centenário da República estão a ganhar novo fôlego com a realização de conferências, debates e exposições. A coordenação destas iniciativas está a cargo da Associação PH e no dia 5 de Outubro decorrerá no CCC uma conferência sobre “O Cinco de Outubro de 1910 nas Caldas da Rainha”, que será proferida por Isabel Xavier, presidente do grupo de estudos. Segue-se, também no centro cultural, uma actuação da Banda Comércio e Indústria.
A decorrer está já a mostra “Das Caldas a S. Tomé pela rua Claudina Chamiço” que pode ser vista no Museu do Ciclismo (e que possui programa próprio). Para o dia 6 de Outubro está prevista uma evocação do 5 de Outubro de 1910 pelo Grupo de Teatro da Escola Secundária Raul Proença, que decorrerá naquele estabelecimento escolar.
Ainda agendadas para Outubro estão as exposições “O Hospital Termal no período da I República” que decorrerá no Museu do Hospital e das Caldas e ainda “O Museu José Malhoa. As Caldas e a República” que se realiza naquele museu. No próximo ano, está prevista a realização no Museu de Cerâmica da Exposição sobre Avelino Belo, republicano e ceramista que inclui o lançamento do respectivo catálogo.
Também Gazeta das Caldas se associa ao programa comemorativo e, em parceira com o PH, vai lançar um suplemento dedicado à República nesta região.
O PH e o Museu do Hospital têm ainda previsto o lançamento do livro “Arrolamento do Hospital Termal – 1913” e do Roteiro Republicano (toponímia), da autoria de Isabel Xavier.
Em Dezembro será representada no CCC a peça “Sabina Freire”, da autoria de Teixeira Lopes e encenada pela companhia de Celso Cleto.
Ao longo do ano lectivo de 2010/2011 haverá conferências de elementos do PH que se têm dedicado à investigação e ao estudo do período da I República nas Caldas da Rainha nos Arquivos do Hospital e Municipal e em jornais da época.
Há várias escolas caldenses que estão igualmente a participar nestas comemorações, através dos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
A República dos Sapateiros e a Contra-Revolução
“A República dos Sapateiros e a Contra-Revolução” é o tema da conferência que se realiza amanhã, dia 25 de Setembro, pelas 15 horas, no CCC. Esta será a segunda sessão de um ciclo de 12, dedicado à República e que contará no sábado com a presença de Miguel Santos.
Esta iniciativa é também uma acção de formação aberta aos docentes de todos os grupos disciplinares. Nestas sessões pretende-se partilhar abordagens científicas relacionadas com a matriz republicana institucionalizada a partir do dia 5 de Outubro de 1910.
O ciclo é organizado pelo Centro de Formação de Professores das Caldas e vai realizar-se até Novembro.
A conferência seguinte está marcada para o dia 2 de Outubro e contará com a presença de Amílcar Coelho para abordar o tema “Raul Proença, filósofo republicano caldense”.
João Paulo Feliciano prepara o baile da República
O caldense João Paulo Feliciano foi convidado pela Câmara de Lisboa para preparar um evento que celebrasse a República na capital. “Fui contactado pela EGEAC [Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultura] e logo me surgiu a ideia de organizar com o Real Combo um grande baile ao ar livre para toda a população festejar os 100 anos da Republica”, disse o artista à Gazeta das Caldas.
Para esta festa, que promete durar até de madrugada, o Real Combo actuará com outros convidados como é o caso de Vitorino, Lenita Gentil, B-Fachada e Jaime Nascimento.
No mesmo espectáculo actuarão ainda o pianista Pedro Burmester, a Banda Sinfónica da GNR e a Orquestra Imperial (Brasil).
As entradas para o baile da República são gratuitas.






























