
Os restaurantes “O Lagar do Canas” e “Sabores d’Itália” receberam, respectivamente, o prémio Defesa e Elevação da Qualidade da Cozinha Tradicional Portuguesa e Cozinha Internacional na 16ª edição do Concurso de Gastronomia das Caldas da Rainha e Óbidos.
Na cerimónia, que teve lugar no pólo caldense da Escola de Hotelaria e Turismo, no passado dia 7 de Fevereiro, foram ainda distinguidos mais seis estabelecimentos, entre os 16 participantes.
No que respeita à cozinha tradicional portuguesa, a Casa Antero foi distinguida em todas as categorias, embora partilhando ex aequo com o restaurante Paraíso a melhor sopa, com a Adega do Albertino a melhor entrada, e com o Lagar do Canas o melhor prato e melhor sobremesa.
Ao nível da cozinha internacional, a melhor sopa para os participantes no concurso é a dos restaurantes Links e de O Traçadinho, enquanto a melhor entrada foi ganha pelo Maratona e Sabores d’Itália. O prémio para melhor prato coube ao Maratona e Links e para melhor sobremesa aos restaurantes Sabores d’Itália e Maratona. Foi também o Maratona que recebeu o troféu pela melhor ementa.
Presente na cerimónia, o director da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Daniel Pinto, destacou o trabalho feito pela associação em prol do desenvolvimento económico e turístico e deixou um desafio aos responsáveis dos restaurantes para que recebam os jovens estudantes quando estes iniciarem os seus estágios curriculares.
Também José Cardoso, do executivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, enalteceu a iniciativa e deixou votos para que no próximo ano possam haver mais restaurantes a participar.
O vereador Tinta Ferreira deixou a promessa de que também a Câmara irá empenhar-se na promoção da cidade e que para isso é necessário relançar o termalismo. “Estamos interessados, se o Estado nos permitir candidatar a fundos comunitários, em colocar a componente nacional para que o termalismo ganhe um novo fôlego”, disse o autarca.
No final da cerimónia, o presidente da ACCCRO, João Frade, disse estar muito satisfeito com este concurso, sobretudo num ano de grandes dificuldades, e mostrou-se satisfeito pela longevidade do concurso que já vai na 16ª edição.
Nas próximas semanas serão colocados nas ruas das Caldas e de Óbidos diversos cartazes com os pratos e restaurantes que estiveram a concurso.
João Frade destacou ainda o regresso ao concurso de gastronomia do restaurante Sabores d’Itália, que não participou nas últimas edições, realçando que o objectivo do evento é contar com a presença dos estabelecimentos de maior qualidade destes concelhos.
Nesta 16ª edição do concurso participaram a Adega do Albertino (Imaginário), Adega Velha (Fanadia), Bowling Caldas, Casa Antero (Caldas), Lidador (Óbidos), Links (Praia d’El Rey), Maratona (Caldas), O Chumarrão (Coto), O Cortiço (Tornada), O Cruzeiro (Salir de Matos), O Lagar do Canas (Salir de Matos), O Selim (Caldas), O Traçadinho (Capeleira), Paraíso (Estrada de Tornada), Taberna do Manelvina (Cruzes) e Sabores D’Itália (Caldas).






























