O café restaurante Marcampo celebrou no dia 15 de Setembro de 2018 o seu 40º aniversário. Para comemorar a data, a gerência ofereceu uma sardinhada e febras na brasa aos seus clientes e amigos, festa que decorreu na esplanada do restaurante.
Durante as quatro décadas há uma longa história que nos foi contada por Acácio Sousa, actual gerente do Marcampo. Em 1978 seus pais, António Eduardo Sousa, na altura funcionário da EDP em Alcobaça, e sua mãe Silvina Correia, residentes no Gaio (Alcobaça), negociaram o trespasse deste estabelecimento com o proprietário António Coelho, um comerciante de Alfeizerão que teve mercearias nas Caldas da Rainha e Nazaré e que um dia resolveu fazer a obra que deu origem ao Café Marcampo. Isto aconteceu na década de sessenta. Explorou estes ramos (só café) durante alguns anos, mas face à sua avançada idade acabou por aceitar a proposta de António Sousa, que, como estava empregado, delegou no seu filho mais velho, Arménio Sousa a exploração do café com a ajuda da sua mãe. Os irmãos Acácio e Luís, mais jovens, criaram um conjunto musical: “Gémeos Sousa+1” e tiveram algum sucesso durante alguns anos.
Entretanto, o Arménio, que estudava à noite conseguiu tirar o curso de professor e mudou-se para a Marinha Grande. Foi então que acabou a música para os gémeos, que avançaram com o restaurante com a colaboração da sua mãe. Mas era preciso um cozinheiro e assim é Acácio que tomou essa iniciativa fazendo várias formações no ramo da hotelaria. Trabalharam os três durante alguns anos até que aconteceu um situação inesperada que foi o falecimento do Luís Sousa e mais recentemente o pai António Sousa. Deste modo, Acácio Sousa, agora com 58 anos, assumiu a gestão do Marcampo. Para começar verificou que era necessário fazer algumas obras e concretizou as suas ideias. Disse que gastou alguns milhares de euros, mas não quis revelar o valor total. O restaurante ficou com duas salas e o café. Serve refeições económicas (ao preço de 7,00 e 7,50 euros) que agradam à clientela. Normalmente as salas enchem todos os dias. O Marcampo é um ponto de convívio, pois há muita gente que nem sempre ali come, mas vai ali tomar o seu café ou à tarde para lanchar. É com agrado que o Acácio Sousa vê entre os seus clientes alguns estrangeiros que residem em Alfeizerão e outros de localidades vizinhas. Está também aberto a grupos com marcação. O Marcampo tem dois funcionários e está aberto todos os dias das 7h00 às 23h00 e muitas vezes só encerra por volta das 24 horas. Situa-se na Rua 25 de Abril.
T. Antunes































