O sonho antigo, da Cercipeniche, está agora mais perto de vir a ser concretizado
A Cercipeniche já recebeu o Contrato de Comparticipação Financeira celebrado no âmbito da aprovação das candidaturas PRR – Nova Geração de Equipamentos Sociais, para duas novas Respostas Sociais de Residências de Autonomização e Inclusão (RAI).
A Cercipeniche esteve presente na cerimónia de formalização da criação de 40 Residências de Autonomização e Inclusão (RAI) para pessoas com deficiência, abrangendo 188 novas vagas a nível nacional, tendo recebido o contrato das mãos da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Em Peniche serão criadas 10 vagas, em quatro apartamentos cedidos pela Câmara, “que serão remodelados para permitir que pessoas com deficiência possam viver de forma autónoma e mais inclusiva, com o apoio de uma equipa técnica”, refere a instituição, notando que “este era um sonho antigo da Cercipeniche, que será agora concretizado”.
Entretanto, foi também aprovada a candidatura ao projeto EDP Energia Solidária – Ecoterapias, proporcionando “um programa de terapias inovadoras e sustentáveis, em vários espaços da Cercipeniche”.
A Cercipeniche tem como objetivo, em dois anos, “adaptar o espaço da horta para ser utilizada pelas pessoas com deficiência intelectual e multideficiência como espaço terapêutico e de bem-estar social”, mas também “implementar canteiros elevados, compostores e uma cisterna para aproveitamento de águas pluviais” e “efetuar inovações no tanque terapêutico e balneários, com o objetivo de conseguir um espaço de maior eficiência energética, com enfoque ao nível da qualidade do ar, água e conforto”.
Outro dos objetivos previstos nesta candidatura passa por “fornecer bicicletas elétricas para sensibilizar para a necessidade de alterar hábitos de mobilidade” e ainda “implementar plano de formação sobre eficiência energética, energias renováveis e mobilidade sustentável”, bem como “a instalação de sistema solar fotovoltaico destinado ao autoconsumo (UPAC) de 30KW”. ■































