As sulipas foram retiradas por oferecer perigo aos veraneantes

A autarquia de Alcobaça já removeu as sulipas dos passadiços que ligam S. Martinho a Salir do Porto e que se encontravam em elevado estado de degradação. Falta agora a sua recuperação

A Câmara de Alcobaça removeu as sulipas dos passadiços de São Martinho do Porto. “Dado que ainda não temos autorização por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA] para a recuperação definitiva dos mesmos, importava desde já retirar as suas maleitas, o que está feito”, informou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.
O problema já se arrasta há vários anos e o autarca salienta que a Câmara manifestou “desde sempre, de forma proactiva, o seu interesse em resolver esta questão” e remete para a APA e a Docapesca razões para o atraso da intervenção.
Questionada pela Gazeta das Caldas, a APA informou que já autorizou a intervenção, orçamentada em 159 mil euros, e que a mesma “deverá iniciar-se assim que todos os necessários procedimentos estejam concluídos, aguardando a Câmara de Alcobaça a emissão dos pareceres das entidades com competência na área em causa”. Por esta entidade pública é assegurado o apoio técnico solicitado e o financiamento de 50% do valor total da intervenção, cabendo ao município, para além do financiamento dos restantes 50% do valor total da intervenção, a elaboração e execução dos procedimentos administrativos e de contratação pública, bem como as demais acções processuais que lhe competem como dono da obra.
De acordo com a APA, a intervenção localiza-se numa zona de grande dinâmica costeira e consiste, maioritariamente, na sobrelevação dos troços do passadiço e na relocalização do troço localizado mais a sul, contribuindo desta forma para a recuperação e conservação do cordão dunar da praia de S. Martinho do Porto. Está prevista no Programa da Orla Costeira Alcobaça-Cabo Espichel e no Plano de Acção do Litoral XXI através da acção “Criação de acessos pedonais (PIP de S. Martinho Norte)”.

OBRA EM PAREDES DA VITÓRIA

- publicidade -

Em Paredes da Vitória a Câmara de Alcobaça já recuperou os passadiços. Estas medidas vieram na sequência do início da época balnear nestas duas praias (Paredes da Vitória e S. Martinho do Porto), que ocorreu no dia 13 de Junho. Paulo Inácio informou ainda que as praias do norte do concelho, nomeadamente, Pedra do Ouro, Légua, Polvoeira e Água de Madeiros “irão começar a sua época balnear no dia 4 de Julho” e que todas elas terão assistentes, em articulação com o Instituto Politécnico de Leiria.

- publicidade -