Região dá-se a conhecer a alunos do ensino secundário

0
636

Semana das Artes e da Cultura, promovida pelo Politécnico de Leiria, contou com 24 participantes

“Academia Art & Cultura – Ligações Criativas” é o mais recente projeto do Politécnico de Leiria e da Fórum Estudante que vai levar 24 estudantes do ensino secundário e profissional de todo o país a conhecer a riqueza artística e cultural dos concelhos de Caldas, Óbidos Alcobaça, Batalha e Leiria.
A iniciativa, que decorre durante cinco dias (iniciou-se a 26 de julho e termina no sábado), “insere-se no contexto da cooperação vigente com os municípios que possuem distinções UNESCO, visando a promoção de uma semana temática dedicada à Cultura para alunos do ensino secundário e profissional”, explicou a organização. “Preconiza-se o desenvolvimento de atividades conjuntas, no sentido de divulgar e conhecer com maior profundidade instituições museológicas e bens patrimoniais e entidades do mundo cultural e artístico, aproximando a academia à realidade social e cultural”, acrescentam.
Depois da sessão de abertura e de um almoço na ESAD, os participantes foram conhecer as margens da Lagoa de Óbidos.
O programa para estes cinco dias inclui atividades e visitas em muitos dos espaços que são ex-libris culturais, artísticos e patrimoniais da região, como o Castelo de Óbidos e as suas livrarias, os museus António Duarte, José Malhoa e da Cerâmica, nas Caldas, o Mosteiro da Batalha ou o Castelo de Leiria.
Por outro lado, os estudantes poderão também conhecer o património natural, como o Parque D. Carlos I, a Mata Rainha D. Leonor, a Mata Nacional do Vimeiro e os passeios junto ao Rio Lis.
À margem da sessão de abertura, Samuel Rama, do Politécnico de Leiria, explicou que a ideia foi juntar às semanas temáticas que já existem no politécnico – uma dedicada ao mar (a primeira, criada há cerca de dez anos em Peniche) e outra dedicada à indústria (em Leiria) – uma dedicada à arte e à cultura.
Estas academias costumam realizar-se com 50 alunos, mas este ano, devido à pandemia, a capacidade foi reduzida para os 24 (de diversas áreas de formação).
Gonçalo Gil, da Fórum Estudante, esclareceu que o objetivo é que os participantes possam perceber quais as vantagens de vir estudar e viver para estes concelhos.
O objetivo é que este projeto se venha a realizar anualmente, tal como acontece com as outras semanas temáticas. ■

- publicidade -