Depois dos concursos 7 Maravilhas de Portugal, 7 Maravilhas Naturais de Portugal e 7 Maravilhas da Gastronomia, os portugueses vão este ano votar naquelas que consideram ser as melhores praias do país. O período de candidaturas às 7 Maravilhas – Praias de Portugal terminou no passado dia 15 de Janeiro e há 13 praias da região a concorrerem ao título.
A Câmara de Alcobaça apresentou a concurso as praias de São Martinho do Porto (nas categorias de praia urbana, praia de uso desportivo, e praia de dunas), Paredes da Vitória (praia de uso desportivo e praia de dunas), Gralha e Vale Furado (ambas na categoria de praia selvagem). “O concelho de Alcobaça possui um riquíssimo património paisagístico e ambiental, longas praias douradas polvilhadas de rochedos, arribas e escarpas, zonas de uma beleza quase selvagem, que convidam à descoberta e às aventuras dos inúmeros desportos de mar”, defende a autarquia em comunicado.
Salientando que o concelho já tem uma Maravilha de Portugal (o Mosteiro de Alcobaça) a autarquia diz que “pode agora vir a ter mais algum galardão, comprovando que este é mais um dos mais motivos para a escolha do concelho como destino turístico”.
Já a Câmara da Nazaré concorreu com as praias da Nazaré à categoria de praias urbanas e com a praia do Norte à categoria de praias selvagens. Por fim, a autarquia de Peniche é, da região, a que apresentou mais candidaturas, com um total de sete praias a concorrerem a cinco categorias.
Cova de Alfarroba (praia de dunas), Almagreira (praia selvagem), Baleal, Consolação e Gamboa (praias urbanas), Supertubos (praia de uso desportivo) e Berlenga (praia de arribas, são as candidatas sujeitas pela autarquia, que em comunicado aponta as paisagens, os sistemas dunares e as excelentes condições para a prática de surf como as características que justificam a escolha das praias.
Entre as praias candidatadas há cinco praias com o galardão Bandeira Azul, cinco praias com o galardão Praia Qualidade Ouro 2011, duas praias com o galardão Praia Acessível 2011.
A Câmara diz que nestas praias é “valorizada uma política de sustentabilidade ambiental”
Vencedoras conhecidas em Setembro
Baleal
- publicidade -
Terminado que está o período de candidaturas, segue-se agora a fase de selecção das 70 pré-finalistas, feita por um painel de 70 especialistas. Os critérios a ter em conta passam por beleza, qualidade da água e limpeza, estado de conservação dos sistemas naturais, serviços prestados aos utentes, espaços públicos de qualidade, preservação da identidade local e condições naturais para a prática desportiva.
Desta lista de sete dezenas de praias, organizadas pelas dez regiões do país e em sete categorias distintas, sairá depois uma short list de 21 finalistas, escolhidas por um painel de 21 “personalidades notáveis”, que será sujeita a votação pública. As finalistas serão conhecidas a 7 de Maio, prolongando-se a votação até 7 de Setembro, na Internet, através de SMS ou de chamada telefónica. As praias vencedoras da eleição são depois conhecidas a 8 de Setembro, num espectáculo que será emitido em directo pela RTP1.