Rede terá continuidade após fim do projeto em 2023

0
333
Jovens escritores e tradutores europeus marcaram presença no Fólio e partilharam a experiência obtida com o projeto

Enquanto CELA o projeto termina, mas Óbidos acredita que a rede de parceiros internacionais está coesa e deverá ter continuidade.

Aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários para trabalhar numa escala internacional e para o público europeu é o objetivo do projeto, que permite uma cooperação entre escritores, tradutores e profissionais literários em início de carreira. O CELA resulta da cooperação entre 11 entidades ligadas à literatura de 10 países, sendo que em Portugal é representado por Óbidos. Na única cidade criativa da literatura, classificada pela Unesco, em Portugal, o projeto afirma-se pela “sua importância literária” e a possibilidade de “cooperação entre os jovens escritores , tradutores e profissionais em início de carreira”, explica a vereadora da Cultura, Margarida Reis.
De acordo com a responsável, Óbidos tem também contribuído para esta valorização artística e cultural recebendo uma nova geração de criadores literários de vários países da Europa, que permanecem nas residências literárias existentes na vila. Nesta edição do FOLIO estiveram presentes escritores e tradutores, em representação dos respetivos países, cujas línguas são menos traduzidas.
“Óbidos, enquanto organização de programas literários, tem tido a capacidade de orientação destes jovens com a realização de formação, master classes e a participação em festivais literários para integrar o mercado Europeu”, resume a autarca, acrescentando que pretendem garantir a sua continuidade mesmo a partir de 2023, altura em que o projeto termina.
“Criou-se uma rede e os vários países estão conscientes dos benefícios que ela proporciona para que seja possível alcançar uma carreira internacional e estabelecer uma prática profissional integrada”, salienta Margarida Reis.
Assumindo a literatura como uma marca de oferta turística e produto estratégico para elevar o destino a um novo patamar de excelência, a autarquia pretende continuar a apostar em eventos com foco nesta área, onde se destacam também o Fólio e o Latitudes.

- publicidade -