No próximo dia 5 de Outubro, o Projecto Retrato – Recriação de Tradições, Trabalhos e Ofícios vai “levar” a cidade das Caldas numa “viagem no tempo” através da ilustração de diversos quadros etnográficos que trazem o mundo rural à cidade.
A iniciativa vai permitir aos visitantes assistir a cenas do quotidiano do trabalho, do ambiente familiar, danças e ofícios, folclore, rezas e mesinhas, lendas e contos, brinquedos e jogos tradicionais, teatro de robertos, provérbios e pregões, cantares ao desafio e desgarradas e até fandangos.
O projecto Retrato surge de uma proposta colectiva dos grupos de folclore e etnografia do concelho das Caldas para a animação cultural de cariz tradicional e popular da cidade. O objectivo é manter viva a identidade da cultura local e em simultâneo animar e interagir com o público em vários pontos da cidade ao longo de todo o dia 5 de Outubro.
No Parque D. Carlos I vão estar lavadeiras, será feita a apanha da azeitona, o malhar do milho e haverá uma procissão de barcos engalanados no Lago com andores de Santos. No Largo do Hospital Termal será recriado um leilão de fogaças, seguido de bailarico, ao passo que na Praça da Fruta será simulada a venda de produtos hortícolas, com pregões tradicionais e apontamentos musicais.
Na Rua das Montras será recriada uma cena de pregões da rua, uma conversa entre duas mulheres à janela e ainda o ambiente de uma antiga taberna com cantigas ao desafio, jogos de cartas, fandangos, desentendimentos e desafios (jogo do pau).































