
Projeto da OesteCIM entrou em funcionamento nos 12 concelhos e pretende incentivar a reciclagem na região.
A região Oeste tornou-se a primeira do país a implementar um projeto que incentiva os consumidores a trocarem embalagens de plástico e de metal para reciclagem e, em troca, receberem vales de descontos para os transportes públicos rodoviários. Trata-se do projeto ‘Oeste+ Recicla’, de inspiração nórdica, que consiste numa rede de 18 máquinas distribuídas pelos 12 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), responsável pela sua concretização com o apoio das respetivas autarquias.
Representando um investimento de aproximadamente um milhão de euros, o projeto cofinanciado a 90% pelo fundo EEA Grants, mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu para o qual contribuem a Islândia, Lichtenstein e Noruega, e os restantes 10% aos municípios.
A primeira máquina entrou em funcionamento no Terminal Rodoviário de Torres Vedras, tendo servido simultaneamente de apresentação e de arranque do projeto ambiental regional. Neste momento os descontos obtidos apenas podem ser aplicados, sem limite, na aquisição de títulos ou passes de transporte público das operadoras que operam na região, sendo depois ressarcidas pela OesteCIM.
Na ocasião, o presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM, Pedro Folgado, destacou à Gazeta que vai ser estudada a implementação de uma segunda fase do projeto, após uma avaliação, em que as receitas obtidas pela reciclagem das máquinas possam ser canalizadas para IPSS’ de cada concelho. “Estamos a falar de um projeto-piloto em que o Ministério do Ambiente vai ter que regular a utilização destas máquinas, pelo que teremos que ver se não haverá um constrangimento do que estamos agora a implementar”, frisou o autarca de Alenquer.
As novas máquinas de reciclagem fazem a recolha automática de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis, nos quais os utilizadores recebem em troca vales de 5 cêntimos (garrafas de 1,5 litros), e dois cêntimos (garrafas e latas de 33cl).
Foi ainda anunciado por Paulo Simões, secretário-executivo da OesteCIM, que dentro de semanas entrará em funcionamento uma ‘app’ dedicada ao projeto e no âmbito da transição digital, onde os consumidores oestinos poderão acompanhar no seu telemóvel a evolução dos descontos obtidos neste programa ambiental, por sua vez receberá da empresa Valorsul.
Nas Caldas da Rainha, há uma máquina disponível no parque subterrâneo do CCC.






























