Sabe que uma lata de coca-cola contém o equivalente a 4,5 pacotes de açúcar e que essa dose, ao ser consumida diariamente corresponde a 11 quilos de açúcar no organismo? Provavelmente, além de desconhecer estas quantidades, também desconhece que o organismo não consegue metabolizar tanto açúcar.
Estas e outras explicações foram dadas pela professora e engenheira alimentar, Joana Mendes, que no passado dia 18 de Janeiro, preparou um pequeno–almoço saudável juntamente com os seus alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
Entre cerca de uma dezena de propostas, colocadas em cima da mesa no átrio da escola, estavam as papas de aveia cruas com leite de arroz e frutos vermelhos com lascas de banana, crocante de trigo sarraceno e cacau, cubos de sementes de abóbora, sementes de girassol e spirulina, bolachas de aveia, banana e cacau, e tarte crua de maracujá e caju. A acompanhar estavam um batido de frutos vermelhos, trigo sarraceno e leite de arroz e um sumo de vegetais.
Comum a todas estas receitas foi o facto de não levarem açúcar, servindo a banana e a tâmara para adocicar.
Joana Mendes referiu que o sumo de vegetais, por exemplo, é benéfico para a desinflamação do organismo pois contém alimentos como o gengibre e a corcuma. Esta é também uma forma alternativa de ingerir vegetais, sem ser nas sopas e saladas.
A docente destacou ainda a importância de tomar o pequeno-almoço, com os nutrientes essenciais, dado que é a primeira refeição feita depois de um longo período de jejum. “Normalmente é pobre em hidratos de carbono e lacticínios”, diz, sugerindo antes, que se opte por cereais integrais e produtos saudáveis, ao invés de cereais processados e cheios de açúcar.
A iniciativa surgiu no âmbito da disciplina de Microbiologia, Alergias e Nutrição e, no início começaram por pegar em doces tradicionais (com açúcar, ovos, leite e farinha) e transformá-los noutras opções, mais saudáveis. Mais tarde, a docente percebeu que seria mais proveitoso permitir que toda a comunidade escolar experimentasse as opções saudáveis e dar-lhes uma ideia da quantidade de açúcar que está presente nos alimentos.
As suas receitas podem ser acompanhadas na sua pagina be-bio, no facebook.































