As Caldas assinala a 15 de maio o Dia da Cidade. Este ano, os festejos têm início dois dias antes, no próximo sábado, à tarde, com a reabertura do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos, na Foz do Arelho. A cerimónia está marcada para as 15h00, seguindo-se, uma hora depois, a também reabertura da Casa das Conchas – Espaço de Malacologia da Foz do Arelho, com um expressivo incremento do espólio. À noite decorrerá o primeiro de dois concertos na Praça 25 de Abril. Pelas 21h30 subirá ao palco colocado frente à Câmara a Banda Comércio e Indústria acompanhada pelas cantoras Júlia Valentim e Sofia Escobar.
Um mercado e recriação histórica da chegada da Rainha às Termas irão animar o Largo Rainha D. Leonor durante todo o dia de domingo. Ainda no dia 14, pelas 12h45 será inaugurado o Padrão de Tornada e, à noite, decorrerá o concerto com A Cauda de Tesoura Trio e Jéssica Cipriano e HMB, Praça 25 de Abril, seguido de espetáculo piromusical.
As celebrações do Dia da Cidade começam, como habitualmente com a missa solene, Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, pelas 9h30, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Segue-se a inauguração de uma exposição de fotografias e desenhos dos alunos da Escola Superior de Artes e Design e do Agrupamento de Escolas Raul Proença, que terá lugar no Museu do Hospital e das Caldas da Rainha. A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo reabre após as obras de restauro e conservação de todo edifício (um investimento de cerca de 500 mil euros) e que contemplou trabalhos de limpeza da estrutura do edifício, tendo sido ainda restauradas esculturas de madeira, altares laterais, o altar-mor, a pia batismal, o órgão de tubos, os bancos da igreja e outros bens móveis, podendo ser visitada durante todo o dia, até às 18h30. Uma hora depois decorrerá, no templo, um concerto de música sacra pelo Duo Angelicus, com Filipa Lopes (soprano) e Emanuela Nicoli (harpa).
Ainda na manhã de 15 de maio, pelas 11h00, realiza-se a sessão solene de atribuição das Medalhas de Honra, Mérito Municipal e Dedicação Pública, no CCC. Este ano serão homenageadas 19 personalidades e instituições do concelho.
À tarde, pelas 15h30, será feita a tradicional homenagem à Rainha D. Leonor, fundadora da Cidade e das Misericórdias, no Largo Conde de Fontalva, seguindo-se a visita ao Hospital Termal das Caldas da Rainha. No largo estará patente a exposição de ilustração científica, da autoria de Marco Correia, “Da Natureza para o Papel II”.































