Rastreios gratuitos da diabetes hoje em Óbidos

0
591

Hoje, dia 5 de Novembro, serão realizados pelo concelho de Óbidos rastreios gratuitos da diabetes e uma conferência, com o objectivo de alertar para os cuidados e riscos de uma das doenças mais rápidas a afectar a população portuguesa. Os rastreios vão incidir na avaliação do risco de diabetes, através da realização do questionário de factores de risco do Programa Nacional de Diabetes,  e decorrerão nos Centros de Saúde de Óbidos e da Amoreira e na Unidade Móvel de Saúde, que estará no Sobral da Lagoa.

Pelas 19h00 realizar-se-á no auditório da Casa da Música a conferência “Diabetes na Comunidade”, onde, tendo por base de discussão a realidade de Óbidos, pretendem promover o debate sobre a doença e a importância do rastreio e do diagnóstico precoce. O debate será moderado por António Romão, presidente do Conselho Clínico do ACES Oeste Norte, e contará com as intervenções de Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos, e de José Manuel Boavida, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ernesto Roma e coordenador do Programa Nacional de Diabetes.
A diabetes é uma doença doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. Esta doença atinge cada vez mais pessoas e em idades mais jovens.
Entre os cuidados a ter para a sua prevenção estão o controlo rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos, a vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração e nervos periféricos, uma alimentação adaptada e regrada e a prática de exercício físico.
Esta iniciativa é organizada pela Associação dos Diabéticos, Fundação Ernesto Roma, Fundação AstraZeneca e Câmara de Óbidos.

- publicidade -