O Centro MiniSom de Alcobaça acolhe no início da próxima semana a campanha “Dar ouvidos a Portugal”, lançado pela empresa de aparelhos auditivos no passado mês de Abril, no âmbito da qual decorre um rastreio nacional de prevenção auditiva.
Nos dias 16 e 17 de Julho, segunda e terça-feira, o centro abre as suas portas a todos os que queiram avaliar o estado da sua saúde auditiva e fazer medições de colesterol, glicemia e tensão arterial. Os rastreios decorrem entre as 9h30 e as 18h30 e são gratuitos.
De acordo com a MiniSom, a perda de audição é um problema que afecta cerca de um milhão de portugueses, mas grande parte dos casos não estão diagnosticados. De acordo com Pedro Paiva, audiologista da MiniSom, “a perda de audição tem um impacto negativo, não só a nível físico, como também psicológico e social, e está associada ao desenvolvimento de ansiedade, instabilidade emocional e mesmo a casos de depressão”.
Um impacto que ganha maior relevância na franja mais idosa da população. E é por isso que o rastreio da MiniSom vai passar por Alcobaça, um concelho onde, de acordo com o Instituto nacional de Estatística, há 144 idosos por cada 100 jovens residentes.
O centro MiniSom de Alcobaça fica no número 4 do Largo 5 de Outubro.
J.F.






























