RAP Nova Escola vai chegar a jovens da prisão de Leiria

0
1104

Projeto iniciado nas escolas caldenses é apoiado pelo BPI e vai chegar a Leiria e a Alcanena

O RAP Nova Escola foi um dos vencedores do prémio BPI Solidário 2023, através da associação Tempos Brilhantes.
Segundo Elton Malta, o coordenador deste projeto caldense que leva este género musical até aos alunos, vai agora ser implementado no Estabelecimento Prisional de Leiria-Jovens (antiga prisão-escola). “Irei trabalhar com várias turmas e, em seguida, tentar formar um clube para continuar a trabalhar com os interessados”, disse o responsável que vai trabalhar com jovens com idades entre os 16 e os 22 anos. Além do Clube de RAP haverá também clubes de produção instrumental e ainda com a imagem e vídeo.
O projeto implicará aulas uma vez por semana, aliadas à disciplina de Português. “Deixarei sempre desafios de RAP para concretizar até à aula seguinte”, disse o coordenador, que considera que o facto de ter conseguido chegar à prisão-escola “é um momento alto para esta iniciativa”. Chegar aos jovens daquele estabelecimento prisional, através do RAP, eleva o projeto a um novo patamar pois “poderemos auxiliar estes jovens, mais isolados, a expressar as suas mensagens através da música”.
O prémio BPI Solidário, através da associação Tempos Brilhantes, vai financiar este projeto anual em cerca de 45 mil euros. As aulas de RAP vão ter continuidade em escolas do 9º ano de um agrupamento escolar em Alcanena, com início em novembro. O RAP Nova Escola aposta na aprendizagem feita com letras de rap e consolidada com um exercício de criação escrita e musical. No final é feito um videoclipe da autoria dos alunos. O projeto esteve no Folio, em Óbidos, e na apresentação do Plano Nacional das Artes, nas Caldas. ■

- publicidade -