Rampa da Foz está na estrada no domingo

0
564
A apresentação do evento decorreu na casa-museu Jaime Umbelino

No domingo realiza-se mais uma edição da prova que tem a Lagoa como pano de fundo

Mais de 60 carros são esperados para a nona edição da Rampa da Foz do Arelho, no domingo, 30 de maio.
Esta é uma prova que já ganhou tradição e que é elogiada tanto pelo percurso, como pelas vistas para a Lagoa de Óbidos e para o Oceano Atlântico.
Tal como nos últimos anos, haverá uma saída de treino durante a parte da manhã e às 11h00, 14h00 e 16h00 realizam-se as saídas a cronómetro.
O percurso é o mesmo e tem 5,85 quilómetros de extensão, sendo a prova dividida em três categorias: os clássicos, os desportivos e os protótipos.
No final o vencedor não é necessariamente o mais rápido, mas sim o que conseguir a melhor pontuação entre a velocidade e a regularidade nas três passagens.
O diretor da prova, Feliciano Vitorino, referiu que têm procurado melhorar o evento de ano para ano e que neste contexto de pandemia (que obrigou ao cancelamento da edição do último ano) foi feito um plano de contingência que define regras próximas para uma prova de ciclismo, uma vez que o público fica em zonas específicas, ao ar livre. Ainda assim, fez questão de pedir o máximo respeito pelas regras sanitárias em vigor.
O mesmo responsável salientou o peso da prova na economia local, especialmente para a restauração, mas também para a hotelaria, uma vez que há famílias que aproveitam para vir um fim-de-semana de férias.
Já o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, admitiu que este evento tem superado as expetativas iniciais, tanto ao nível do número de pessoas, como de veículos e até da envolvência.
Ao dia de fecho das inscrições haviam 62 inscritos.
Este ano o evento contará ainda com a presença de Antonino La Vecchia, piloto que nos anos 90 do século passado se notabilizou e que trará uma comitiva de 12 carros. ■

- publicidade -