
Quinze novos elementos juraram bandeira no dia em que tomou posse o novo Adjunto do Comando, Ruben Soares. ARC deu donativo de 3 mil euros
Quinze estagiários concluíram com sucesso a sua formação como Bombeiros e juraram bandeira no dia 15 de maio, dia da cidade, concluindo um caminho de mais de um ano e diversas exigências.
A estes, o presidente da direção da associação humanitária, Carlos Gouveia, deixou “uma palavra de estímulo, para que continuem a fazer com que os bombeiros das Caldas sejam de excelência”.
O mesmo notou que a entrada de novos elementos é importante para colmatar as saídas.
O presidente da Câmara, Vítor Marques, agradeceu aos novos bombeiros “pela disponibilidade e vontade de fazer parte desta corporação”. O autarca realçou Luís Botelho, anterior presidente da direção da associação que foi distinguido com uma medalha municipal e, agradecendo, garantiu o apoio aos Bombeiros.
Novo Adjunto do Comando
Ruben Soares, que pertence a uma família com uma grande ligação aos Bombeiros, foi promovido a Adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários das Caldas no feriado municipal, sendo o quinto elemento da estrutura.
“Em 2003 ingressei na Fanfarra com nove anos, entrando para a escola de infantes e cadetes em 2009 e na escola de estagiários em 2012, sendo o meu chefe de recruta, o chefe do quadro de honra Joaquim Lucena, ao qual agradeço todos os ensinamentos”, apresentou-se Ruben Soares, que agradeceu à família e amigos.
O comandante, Nelson Cruz, descreveu Ruben como alguém “com uma carreira de 13 anos de bombeiro, chegou a graduado, bombeiro de primeira, assumiu a liderança de uma Equipa de Intervenção Permanente, foi chefe de equipa durante algum tempo, demonstrando capacidades, liderança e organização, mas, além das capacidades de bom bombeiro e de preencher aquilo que foi o entendimento do que é necessário, é um excelente ser humano. é um homem de fácil trato, educado. É uma pessoa de princípios, em quem eu acredito e deposito a minha total confiança”.
Ruben Soares é filho do chefe Ernesto Soares, que tem mais de 40 anos de carreira nos Bombeiros das Caldas, e que tem irmãos, sobrinhos, primos e filhos bombeiros.
Os instrutores do curso também receberam menções honrosas, num dia em que três bombeiros – Célia Oliveira, Alvina Damasceno e Edson Júnior – foram promovidos a Bombeiro Especialista.
Donativo dos EUA
No dia seguinte foi entregue um donativo – no valor de 3000 euros – por parte da Associação Regional Caldense. O dinheiro foi angariado durante a celebração dos 40 anos da ARC, nos Estados Unidos da América, no início do mês de abril deste ano. João Carlos Costa sugeriu “voltar a fazer uma festa mais ampla de apoio aos bombeiros”, conforme foi feito há uns anos pela ARC, notando que, infelizmente, os soldados da paz continuam a precisar de muito apoio.
Jorge Ventura, que é o presidente da ARC, disse que este donativo é uma mostra da atividade da associação. “Várias vezes a associação tem colaborado convosco, desta vez sem atingir os montantes que noutras alturas atingiu mas foi feito com todo o esforço, dedicação e carinho”.
Este ano, na ARC, decidiram que metade da receita do evento de aniversário deste ano seria para os bombeiros. “O montante não é grande, mas é significativo”, dado que “os Bombeiros são uma instituição que ninguém deve esquecer e todos devem apoiar”. Jorge Ventura realçou ainda a criação do gabinete de apoio ao emigrante, criado pela autarquia caldense.
O mesmo responsável revelou que a associação deverá ter como novo presidente Pedro Oliveira, bombeiro caldense, que está atualmente nas terras do Tio Sam. “Está a tentar constituir uma equipa”, contou.
Pedro Oliveira é um bombeiro caldense que tinha emigrado, antes de reunir todas as condições para integrar o quadro de honra. Nelson Cruz recorda que “fizemos a passagem ao quadro de honra e eu levei daqui a medalha de quadro de honra e o certificado e foi numa festa da Associação Regional Caldense que fizemos o ato simbólico”.
A memória de Jack Casimiro e a sua família também foi lembrada.
































