Queijo foi rei na ementa temática da EHTO

0
560

Fd1-equipaProveniente de diversos países e confeccionado de várias formas, o queijo foi o ingrediente comum em todos os pratos apresentados no almoço de 4 de Abril na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
“As entradas, compostas por bolinhas de queijo Brie, foram uma invenção do aluno Rodrigo Nicolau, que muito agradou aos seus colegas de turma e que, por isso, as decidiram incluir neste repasto.Seguiu-se uma sopa de tomate com queijo mozarela e, para prato de peixe, um salmão confitado em aromas de limão, ravioli de espinafres e molho gorgonzola, em que o queijo acaba por derreter e dar um sabor característico ao prato.
Para o prato de carne foi escolhido o queijo Parmasão, que é colocado em cima do bife panado e com molho de tomate. A sobremesa foi composta por um “red velvet” com glace de creme de queijo. E nem com o café faltou um apontamento alusivo ao tema, com a oferta aos comensais de uma trouxa de queijo de cabra e noz.
O repasto foi acompanhado por um branco Fiúza e um tinto Alandra e vinho do Porto reserva. De acordo com o escanção do dia, Mário Alexandre, de Alcobaça, os vinhos foram escolhidos em função do contraste que provocavam com a ementa. “Propusemos vinhos leves pois os pratos hoje apresentados são pesados”, disse.
A zelar para que a sala estivesse impecável no decorrer do almoço esteve João Pereira e Solange Rosa a quem couberam as funções de chefe de bar.
Este foi o primeiro menu que os alunos do terceiro ano de Cozinha fizeram exclusivamente com queijos. Diogo Tristão disse à Gazeta das Caldas que “correu muito bem e gostámos particularmente de fazer esta ementa”. De acordo com este aluno finalista, é normal utilizarem este ingrediente em algumas ementas, mas “não nos especificamos em diversos tipos de queijo, como aconteceu hoje”.
O aluno também não poupa elogios à equipa, composta por sete colegas que se organizaram muito bem. “A nossa turma trabalha bem em grupo”, sintetiza.
Diogo Tristão, de 21 anos, natural de Vila Franca de Xira, aspira um dia a ser chef e mostra-se contente por frequentar a EHTO,  onde encontrou a “possibilidade de mostrar a nossa prática ao publico exterior, coisa que outras escolas não têm e fico feliz por isso”.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -