Queda de ultra-leve junto à Lagoa de Óbidos mata duas pessoas

0
782
Ultra-leve

Dois homens, um de Vieira de Leiria e outro de Ferrel, morreram ao final da tarde de 29 de Agosto, na sequência da queda de um ultra-leve motorizado junto à pista do Aeroclube Lagoa de Óbidos.
A aeronave, modelo SkyRanger, tinha sido adquirida em segunda mão há poucos meses por Fernando Pereira, de 62 anos, e estaria a ser pilotada por António Soares, de 54 anos. Ambos morreram no acidente.
Algumas testemunhas adiantaram que o ultra-leve terá descolado com pouca velocidade, talvez por problemas mecânicos, e poderá ter sido durante uma tentativa de voltar à pista que a aeronave caiu, pouco tempo depois.
Segundo Paulo Santos, presidente do Aeroclube, o avião estava no hangar do aeródromo há alguns meses. O dirigente não acredita que o proprietário tenha feito alterações ao ultra-leve como alguns locais também comentaram. “Pode ter feito algumas ‘obras’ no avião, mas que não alteraram a sua configuração e muito menos o motor. Ele não era mecânico”, comentou.

Paulo Santos contou ainda que Fernando Pereira estava emigrado em França e tinha intenções de tirar o brevet de piloto
“O piloto conhecia o dono do avião e foram dar uma volta para experimentar o utra-leve”, referiu.
Segundo o presidente, este foi o primeiro acidente que ocorreu no aeródromo do aeroclube, que existe há mais de 20 anos.
Os peritos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, do Instituto Nacional de Aviação Civil, estiveram no local na passada segunda-feira para averiguar a causa da queda. Os corpos foram retirados na noite do acidente para a morgue do Hospital das Caldas e seguiram na segunda-feira para o Instituto de Medicina de Legal para se proceder às autópsias.
No princípio desta semana o local do acidente e o aeródromo estiveram isolados pela GNR, para evitar a presença de mirones.
De 23 a 29 de Agosto a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 37 acidentes dos quais resultaram 16 feridos ligeiros. De 23 a 28 de Agosto os bombeiros voluntários das Caldas acorreram a seis incêndios sem gravidade.

Mergulhadores resgatados na Berlenga

Dois mergulhadores foram resgatados do mar junto à ilha da Berlenga, no dia 29 de Agosto.
Segundo o comandante da Capitania do Porto de Peniche, Patrocínio Tomás relatou ao à agência Lusa, estes tinham desaparecido com a corrente marítima quando estavam a fazer mergulho.
Os dois mergulhadores foram encontrados em estado de hipotermia e resgatados no salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos de Peniche, sendo transportados com urgência para o hospital local.

- publicidade -

Assaltos continuam junto às praias

No dia 23 de Agosto foram assaltadas duas viaturas, na Foz do Arelho e no Bombarral. Uma máquina de tabaco foi roubada de um estabelecimento comercial no Bombarral no dia 24.
A EDP voltou a apresentar queixa pelo furto de fio de cobre, desta vez em Vale Covo (Bombarral).
Uma viatura estacionada na Avenida do Mar, na Foz do Arelho, foi assaltada a 25 de Agosto. No mesmo dia houve um assalto a um carro no Baleal.
No dia 26 assaltaram uma casa na Quinta do Freixo (Landal) e um estabelecimento comercial no Lavradio. A associação do Pinhel, no concelho de Óbidos, também foi assaltada.
A GNR de São Martinho recebeu nesse dia uma queixa por roubo por esticão a uma idosa.
Duas viaturas foram assaltadas no dia 27 em Carvalhal Benfeito e Mata de Porto Mouro. Houve ainda um furto a uma residência na zona das Caldas e o roubo de chapas de matrículas em Carvalhal Benfeito.
Quatro veículos foram assaltados no dia 28 na Foz do Arelho. Nesse dia houve ainda queixas por furto em estabelecimento em Óbidos e a uma viatura na Amoreira. Na Atouguia da Baleia foi roubado um carro.
No Bombarral foi assaltada uma residência e uma viatura no dia 29 de Agosto. No Casal Pardo (Alfeizerão) roubaram material em cobre do interior de um armazém.

Excesso de álcool no Baleal

A GNR das Caldas deteve a 24 de Agosto duas pessoas por conduzirem sem carta. No Bombarral foi detido um condutor com uma taxa de alcoolémia de 1,24 gr/l. No dia seguinte a GNR deteve em Salir de Matos um homem por conduzir com 1,72 gr/l.
Um homem de 22 anos foi detido no Bombarral por conduzir um carro em carta.
Numa fiscalização de trânsito na noite de 29 de Agosto, no Baleal, a GNR apanhou 24 condutores com excesso de álcool, dos quais 11 foram detidos. No mesmo dia foi detido um homem de Óbidos por conduzir sem ter carta.

Menor apanhado em flagrante no interior de viatura roubada

“Armandinho”, o menor de 14 anos apanhado em flagrante, a 24 de Agosto, pela PSP das Caldas da Rainha no interior de uma viatura furtada, é conhecido das autoridades há algum tempo mas é inimputável devido à idade.
O caso já deixou a alçada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) das Caldas da Rainha porque o menor não terá respeitado o acordo de conduta que tinha sido estabelecido. O presidente da CPCJ das Caldas, Jorge Varela, não quis comentar o caso em concreto, adiantando apenas que a comissão passou o processo para o tribunal e que deixou de poder agir.
Os próprios pais dizem não conseguir controlar o filho e têm pedido para este ser internado num colégio em regime fechado.
A mãe, Maria da Felicidade, esteve na segunda-feira no programa “Companhia das Manhãs” da SIC para pedir ajuda, na seqüência de uma reportagem do Correio da Manhã sobre o seu filho.
Segundo a própria mãe, “Armandinho” aos 10 anos já praticava alguns furtos na escola, onde chegou a agredir colegas, mas desde há um ano começou a assaltar casas e carros. “Praticamente não há dia nenhum em que a polícia não venha ter comigo”, comentou.
Gazeta das Caldas apurou que o menor, residente no Bairro José Natário (do IGHAPE), terá começado a roubar automóveis com alguns amigos mais velhos. A princípio, o adolescente apenas abria os carros, mas mais recentemente começou a furtar os veículos para passear, abandonando-os a seguir.
Há cerca de um ano foi também apanhado no interior de uma casa pelo proprietário. Chamada a polícia, o menor foi levado para a esquadra até que a mãe o foi buscar.
No dia 24 de Agosto, o jovem deliquente foi interceptado pela PSP depois de ter tentado fugir no interior de um carro roubado. A queixa do furto foi apresentada às 11h30 e uma hora depois os polícias encontraram o ladrão dentro da viatura. Quando se apercebeu da presença da PSP, o jovem pôs-se em fuga a alta velocidade, mas a policia conseguiu barrar-lhe a passagem.
Segundo o comando distrital da PSP, “o número de ilícitos criminais a que este indivíduo é associado, é bastante elevado”, sendo a sua maioria furto de viaturas.

- publicidade -