Quando estaciona o trenó puxado pelas renas, o Pai Natal aproveita para passear pelas Caldas… de bicicleta e de mota

0
441
Passeio de Pais Natal em bicicleta iniciou-se, como é tradição, no Bairro Azul

Quando vem visitar as Caldas da Rainha, o velhote do fato vermelho e das barbas brancas até pode vir da Lapónia no seu trenó puxado pelas simpáticas renas, mas não dispensa passear pelas ruas da cidade termal a pedalar numa bicicleta. Este ano, o Pai Natal também foi visitar o centro comercial La Vie numa… mota conduzida pelo Grupo Motard São Rafael.

Gazeta das Caldas acompanhou este sábado, 18 de dezembro, o passeio do Pai Natal pelas ruas da cidade caldense montado numa bicicleta antiga. Depois de aterrar o seu trenó puxado pelas renas, o velhote das barbas brancas decidiu passear pelas ruas das Caldas e animar quem com ele se cruzava.
O passeio dos Pais Natal em bicicleta pelas ruas das Caldas é uma iniciativa organizada pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro Azul que já vai na oitava edição e que este ano contou com cerca de meia centena de participantes, vestidos a rigor e com adereços natalícios. Há quem traga apenas um barrete de Pai Natal e quem enfeite a sua bicicleta para a ocasião e há quem traga à boleia os mais novos . O que não falta a nenhum dos participantes é mesmo a boa disposição e a vontade de conviver.
Ao som do caraterístico “Oh! Oh! Oh!” das gargalhadas do velhote das barbas brancas, mas também das buzinas e dos desejos de boas festas, a comitiva saiu do Bairro Azul a meio da tarde. João Ricardo, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Azul, explicou que “no ano passado, devido à pandemia tivemos apenas cerca de duas dezenas de Pais Natal”, fez notar, acrescentando que este ano ficou próximo dos recordes de mais de meia centena de participantes. O grupo saiu do Bairro Azul em direção ao Bairro da Ponte e depois foi até à Avenida 1º de maio, com paragens na rotunda da Praça 25 de abril e em frente à estação de caminhos de ferro. Daí, os Pais Natal seguiram pela Rua Heróis da Grande Guerra até à estátua da Rainha D. Leonor, subindo de seguida à Praça da Fruta.
O cortejo pelas ruas mais movimentadas terminava com paragens no Museu de Ciclismo e no Parque D. Carlos I, antes de voltarem à Praça 25 de abril e à grande árvore de Natal, aí já com as iluminações natalícias ligadas. Esse é, aliás, um dos motivos para que o evento consiga, ano após ano, atrair visitantes de outros pontos do país, que, sendo amantes de bicicletas, aproveitam para vir passear e apreciar as iluminações natalícias da cidade termal.
Joaquim Gonçalves, por exemplo, vem de Ourém desde a segunda edição do evento. “Sou um amante de bicicletas antigas e foi assim que tomei conhecimento do passeio dos Pais Natal em Bicicleta”, contou à Gazeta das Caldas. “É um evento saudável, um convívio praticamente em família, sentimo-nos em casa, a viver as bicicletas e as amizades”, referiu, salientando que as Caldas são um local convidativo para andar de bicicleta por ter ruas, maioritariamente, planas, sem grandes subidas e descidas. “Que continuem a fazer este evento para que futuramente seja possível reunir cada vez mais Pais Natal”, concluiu. No final do passeio, um jantar convívio encerrou o programa.

Motards receberam o Pai Natal
No dia 8 de dezembro, depois de aterrar nas Caldas vindo da Lapónia, o velhote das barbas brancas foi conduzido pelo Grupo Motard São Rafael numa visita ao centro comercial La Vie. O Pai Natal chegou numa mota… vermelha!
O Grupo Motard São Rafael, que em 2008 começou a fazer recolhas de bens e brinquedos para entregar a carenciados, conseguiram este ano auxiliar 39 crianças dos Centros de Apoio Temporário da Santa Casa da Misericórdia das Caldas e O Aconchego de Peniche, além de cinco famílias carenciadas da região, onde se incluiu uma máquina de lavar roupa e a construção de uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida numa habitação.
Este ano, os cortejos coincidiram com condições meteorológicas adversas, o que terá, segundo Paulo Gomes, presidente do Grupo Motard São Rafael, afetado a participação. Ainda assim, conta, “foi bom retomar o contato depois da pandemia, em que se despediam de nós à janela”.
Para o dia 24 de dezembro está prevista a ida ao hospital, aos Serviços de Urgências e de Pediatria para distribuir sorrisos e presentes, uma tradição iniciada em 2010.
Além disso, os Pais Natal Motards participaram no Mercado de Natal em Alvorninha e no encontro nacional de dadores de sangue. O grupo organiza, normalmente, três recolhas por ano, mas para 2023 já tem quatro recolhas marcadas (em março, julho e novembro na sede e em meio na Junta de Freguesia de Salir de Matos). Este ano termina com um passeio pelo concelho no último dia de 2022.

- publicidade -