Pulseiras Telealarme disponíveis para seniores alcobacenses

0
52

Quando em 2008 o projecto Causa Maior levou as primeiras pulseiras telealarme até Alcobaça, não foi preciso muito para que utentes e familiares se apercebessem das vantagens do sistema que disponibiliza aos mais velhos um atendimento permanente.
Agora, o projecto que junta o hipermercado Modelo e a Cruz Vermelha Portuguesa dotou a autarquia de mais dois equipamentos.
Assente num sistema inovador de comunicação, o telealarme permite àqueles que estão mais isolados, ou cujo avançar da idade os deixa mais vulneráveis, um contacto directo com o serviço de emergência da Cruz Vermelha, disponível durante todo o dia. E para isso basta accionar o botão de alarme do telefone especial colocado no domicílio do idoso, ou o botão da pulseira.
O objectivo é melhorar a qualidade de vida, a segurança e a auto-estima dos mais velhos, permitindo ainda uma resposta mais rápida no caso de algum problema de saúde súbito. E para isso concorre também a deslocação regular de uma equipa de voluntários ao domicílio dos beneficiários.
Para usufruir deste serviço é necessário ter mais de 65 anos e a prioridade será dada às pessoas isoladas física e socialmente, com alguma dependência e que tenham linha telefónica em casa.
A selecção dos beneficiários é feita pelo serviço de Acção Social da autarquia alcobacense, cujos interessados devem contactar através do número 800086060. A Câmara Municipal garante a instalação gratuita do serviço e ao longo de dois anos o beneficiário terá apenas que pagar uma mensalidade de 5,50 euros.

J.F.

- publicidade -