PSD defende mais apoio para as freguesias das Caldas

0
494

O PSD/Caldas entende que o apoio às freguesias devia ser superior ao proposto pela Câmara e que este ano se cifra em 647 mil euros. De acordo com os deputados municipais do partido, que na última Assembleia Municipal se abstiveram nesta votação, esta é uma opção do executivo, lembrando que tem acontecido, no primeiro ano de cada mandato, “uma política de aumento mais significativo nas verbas a transferir para as freguesias”.
Paulo Espírito Santo realçou que os custos são agora mais elevados do que há um ano e que a transferência de verbas não acompanha essa inflação. “Esta verba, que é transferida da Câmara para as freguesias, corresponde a cerca de 40% do orçamento de cada Junta”, disse o social-democrata, acrescentando que nos últimos três anos esse aumento foi de aproximadamente 157 mil euros, que corresponde a 32% do orçamento. “Hoje, estamos perante um aumento de apenas 0,59%, um valor residual e um decréscimo da capacidade que os nossos autarcas de freguesia têm para executar as políticas que aqui são delegadas”, concretizou.
De acordo com o presidente da Câmara, Vítor Marques, “foram os valores possíveis nesta altura”, acrescentando que haverá um aumento do valor aquando da integração do saldo da gerência, em fevereiro. O autarca, eleito pelo movimento Vamos Mudar, realçou que há que ter em conta a realidade do orçamento da Câmara e considera que é “justa” esta distribuição. Por outro lado, pretende investir em equipamentos, que também irão criar melhores condições para as freguesias.
Este protocolo anual prevê apoios para rubricas como a manutenção de caminhos, atividades eductivas e socio-educativas, manutenção de parques infantis e mobiliário urbano e limpeza e desinfeção no contexto covid-19. ■

- publicidade -