PS ganhou a Câmara e garante presidência da Assembleia Municipal

0
135
Novo executivo da Câmara do Bombarral liderado pela última vez por Ricardo Fernandes

Margarida Marques derrota oposição e é eleita presidente do órgão deliberativo

A grande incógnita da cerimónia de instalação dos novos órgãos municipais do Bombarral apenas foi desfeita no final da noite do passado dia 30 de outubro, com a eleição da mesa da Assembleia Municipal. Ao invés da Câmara Municipal que conseguiu alcançar por Ricardo Fernandes a terceira maioria absoluta, num feito histórico para o partido, já a cabeça-de-lista socialista Margarida Marques venceu o ato eleitoral com maioria simples. Foi preciso esperar o resultado de duas votações, que resultaram num empate, para que a ex-eurodeputada e ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus visse confirmada a vitória que lhe escapou há quatro anos para o PSD. O PS alcançou nestas eleições 10 mandatos para a Assembleia Municipal, contra 11 da oposição, nomeadamente a coligação PSD/CDS/IL com 8, Chega com 2 e a CDU com um. E foi uma abstenção que permitiu que os socialistas garantissem desta vez a presidência da mesa, constituída agora por Margarida Marques enquanto presidente e pelos secretários Sandra Barros e Ricardo Andrade, também pelo PS. Saiu derrotada a lista apresentada pelo PSD/CDS/IL e que tinha como cabeça-de-lista o líder da concelhia social-democrata Rui Viola. Margarida Marques comprometeu-se “a lidar com todos os membros da Assembleia Municipal da mesma forma”, numa perspetiva de “integração de todos os partidos políticos”.

Quanto ao executivo camarário, Ricardo Fernandes foi empossado juntamente com os vereadores Fátima Coelho, Nuno Vicente e Bruno Santos, pelo PS, e Élio Leal, João Castanheira e Adriana Cruz, pelo PSD/CDS/IL. A cerimónia foi inicialmente conduzida pelo presidente cessante da Assembleia Municipal, Élio Leal, que passou neste mandato a vereador depois de ter liderado a lista pela coligação de direita à Câmara Municipal.

- publicidade -

No discurso tradicional de tomada de posse, o edil bombarralense destacou o “dia de solenidade democrática e de serviço público”, porque a cerimónia serviu para renovar perante a comunidade “o compromisso de pôr o interesse do Bombarral acima de qualquer outro”. Neste novo ciclo, o último sob a sua presidência, Ricardo Fernandes alertou, num recado dado a todos os autarcas, que tanto a Câmara como a Assembleia, “não são palco de afirmações pessoais, são casas comuns onde se discute, onde se decide, onde se executa em nome de toda a comunidade”. Compromete-se a respeitar o pluralismo partidário e todas as juntas de freguesia com igualdade de tratamento, a par de “uma cooperação leal e disponibilidade permanente que temos demonstrado”. Quanto aos objetivos políticos para os próximos quatro anos, destaque para a luta pela construção no concelho do novo Hospital do Oeste. “A crítica construtiva é necessária à democracia, mas a crítica pela crítica e o insulto gratuito não constroem nada”, alertou o autarca num auditório municipal completamente cheio.

- publicidade -