A próxima quinta-feira à noite vai ser, como aconteceu em Maio com a apresentação dos “Rapazes dos Tanques”, mais um momento para reavivar as memórias recentes da História de Portugal, com os testemunhos de alguns dos seus protagonistas.
Desta vez vêm dois dos autores da obra histórica de referência “O Movimento dos Capitães e o 25 de Abril”, por ter sido a primeira lançada em Portugal a fazer uma narrativa do processo que levou ao 16 de Março e ao 25 de Abril, episódios históricos que que estiveram ligados ao RI 5. Trata-se de Avelino Rodrigues e Cesário Borga. O primeiro, como contámos na edição alusiva ao 40º aniversário do 25 de Abril, era capelão do quartel caldense nos anos 60, bem como pároco da freguesia dos Vidais e professor na Escola Industrial e Comercial. O segundo, hoje jornalista e escritor, foi nos anos 60 instruendo também do RI 5.
A acompanhá-los vão estar três oficiais do Movimento dos Capitães, Vasco Lourenço, Carlos Clemente e Gonçalves Novo, que nos anos 60 eram oficiais do quadro do RI 5 e que posteriormente tiveram um papel de destaque, no 25 de Abril, bem como 16 de Março e depois na história portuguesa que se seguiu até hoje. Recorde-se que Vasco Lourenço foi um dos militares mais destacados da Revolução Portuguesa, juntamente com Melo Antunes, Salgueiro Maia e Otelo Saraiva de Carvalho.
Tanto para os caldenses mais velhos que viveram os anos anteriores à Revolução do 25 de Abril, como para os mais jovens que só ouviram testemunhos por terceira via, será importante ouvir estes homens que são responsáveis pela maior mudança que Portugal sofreu nas últimas décadas.
Está prevista a projecção de um filme inédito sobre as Caldas da Rainha realizado nos anos 40 e encontrado num arquivo no estrangeiro que vai agradar aos caldenses.
Apesar de ter uma curta duração, grande para a época, permite ver a vida citadina nesses anos, com a narrativa da vida que os refugiados faziam nas Caldas, bem como os eventos que caracterizavam a cidade nesses anos históricos.
Gazeta das Caldas terá à venda a edição mais recente do livro “O Movimento dos Capitães e o 25 de Abril”, ao preço de 20 euros (18 para assinantes), na sessão, obra que actualiza muita da informação sobre o 25 de Abril, bem como do papel que os oficiais do RI5 desempenharam nessa época para a sua consciencialização e amadurecimento na análise do problema colonial português.
Uma sugestão aos leitores da Gazeta das Caldas: venham reflectir connosco a história recente de Portugal e das Caldas da Rainha. São os últimos 50 anos mais ricos da nossa História.
JLAS
- publicidade -































