Proteção Civil eleva Estado de Prontidão para Nível 3 no Oeste devido ao mau tempo

0
690

O Município das Caldas da Rainha informou esta quinta-feira que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) elevou o Estado de Prontidão para o Nível 3 na sub-região do Oeste, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

De acordo com o comunicado, a medida vigora “entre as 00h00 de dia 31 de outubro até às 23h59 de dia 1 de novembro”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja de precipitação para o distrito de Leiria, válido até às 09h00 de sábado, 1 de novembro, passando depois a aviso amarelo até às 12h00 do mesmo dia. O IPMA mantém ainda aviso amarelo de agitação marítima até às 21h00 desta sexta-feira, 31 de outubro.

- publicidade -

O município adiantou que “hoje, 31 de outubro, pelas 14h30, será feito um ponto de situação entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Comando Sub-regional do Oeste da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

Com o objetivo de minimizar os efeitos do mau tempo, a autarquia recomenda “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de objetos que possam ser arrastados ou que obstaculizem a passagem da água, assim como a fixação de estruturas soltas, como andaimes e placards”.

A Câmara alerta ainda para a necessidade de “especial cuidado com a queda de árvores ou ramos” em zonas verdes e pede que seja evitada “a circulação e o estacionamento de veículos junto à orla costeira, assim como as atividades relacionadas com o mar”.

Por precaução, recomenda-se também a retirada de animais, equipamentos agrícolas e industriais e outros bens de zonas próximas a linhas de água.

O contacto do piquete da Proteção Civil das Caldas da Rainha é o 969 111 490.

- publicidade -