Proposta uma solução mais leve para o muro da Mata

0
698
O muro foi cortada em alguns locais para evitar o seu desabamento

Quase quatro anos depois de ser tornado público um projecto para reconstruir o muro da Mata e alargar a rua dos Loureiros – o que implicava uma intervenção pesada na própria Mata com o abate de mais de 70 árvores – a junta de freguesia de Nossa Sra. do Pópulo, liderada por Vítor Marques, propõe agora uma obra mais leve que passa pela substituição do actual muro por outro em pedra com um gradeamento por cima.
O autarca explica que, como não vai ser alargada a estrada, não será preciso cortar tantas árvores, mas reconhece que terão de ser abatidas “quatro ou cinco árvores de grande porte e alguma vegetação”. Isto porque há árvores que estão mesmo em cima do muro e podem contribuir para uma derrocada.
Vítor Marques sublinha que nesta proposta o muro será bastante mais baixo do que o actual, sendo complementado com um gradeamento, o que tornará toda a envolvente da Mata muito mais leve e até mais segura.
O custo deste muro está estimado em 75 mil euros, mas o custo total da obra será superior porque há que incluir o arranjo e a iluminação da estrada, a cargo da Câmara Municipal. Quanto a prazos, Vítor Marques diz que está pronto para começar as obras dentro de três meses.
Na sessão de Câmara da passada segunda-feira, 25 de Março, o PS levantou algumas questões acerca deste projecto, tendo o executivo decidido retirá-lo da ordem de trabalhos para poder ouvir mais tarde as explicações do presidente da união de freguesias.
Entretanto, e perante a situação de risco, a própria junta de freguesia fez já uma intervenção na semana passada, tendo cortado algumas partes do muro que estavam mais inclinadas e ameaçavam tombar sobre a estrada.

- publicidade -