O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) lançou esta segunda-feira o projeto “Reviver”, idealizado pela equipa de Serviço Social da Unidade de Peniche, que visa melhorar o estado de espírito, diminuir as rotinas sedentárias, promover dinâmicas que estimulem, ativem e motivem os utentes internados, assim como promover a humanização dos cuidados nesta Unidade Hospitalar.
A ausência de visitas devido à situação pandémica, assim como a ausência do acompanhamento e apoio do voluntariado, o protelamento da alta social, entre outras, acentuou o sedentarismo e monotonia dos utentes no CHO no período de internamento.
O “Reviver” consiste na realização de um conjunto de atividades práticas com os utentes internados por parte do grupo de voluntários, tais como conversas e elaboração das biografias de cada utente participante, leitura de livros e revistas, e a elaboração de um jornal de parede.
Participam ativamente neste projeto um total de quatro voluntários, que receberam formação em infeção hospitalar e em comunicação, que contam com o apoio da equipa de saúde hospitalar. O projeto funciona numa sala externa à enfermaria de internamento, e terá frequência diária nos dias úteis.
Com a implementação deste novo projeto, o CHO pretende continuar a promover a humanização dos cuidados hospitalares aos utentes da região Oeste, e alcançar resultados positivos que motivem e estimulem, didaticamente, os utentes internados.































