Projecto inovador dá prémio à Casa do Povo de Óbidos

0
639

A Casa do Povo do concelho de Óbidos recebeu uma menção honrosa, no valor de 8.000 euros, na segunda edição do Prémio BPI Seniores. Esta iniciativa distingue instituições com projectos que promovem a inclusão social e o envelhecimento activo de pessoas com mais de 65 anos.
Neste caso o galardão foi atribuído pelo serviço de teleassistência no concelho de Óbidos, que irá permitir combater o isolamento e dar mais autonomia e segurança às pessoas idosas. O projecto prevê a colocação de 25 dispositivos de telemóveis no domicílio do utilizador, que, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão, contactará, de imediato (através de um botão de emergência), a central de assistência.
O Serviço de Apoio Domiciliário da Casa do Povo de Óbidos está a funcionar desde Dezembro de 2012, garantindo tarefas como a distribuição diária de refeições, auxílio na alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, higiene habitacional, o tratamento de roupa, apoio em deslocações e aquisições de serviços no exterior e actividades de animação sociocultural.
Para além da Casa do Povo de Óbidos, também a Academia Cultural e Social de Maceira, no distrito de Leiria, recebeu um premio de 7.000 euros para criar um parque no jardim sensorial já existente na instituição. Esta pretende criar um circuito sénior com vários equipamentos de fisioterapia que permitam o exercício físico ao ar livre.

F.F.

- publicidade -