Programa do 25 de Abril centrado nos mais jovens

0
710

cravoJá arrancaram, no passado dia 4 de Abril, as comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril na cidade, que aeste ano estão a ser coordenadas pela Assembleia Municipal das Caldas.
Durante o mês irão decorrer diversas actividades culturais e desportivas que pretendem chegar ao maior numero possível de cidadãos, sobretudo os mais jovens e que não tiveram contacto directo com este período da História recente.
“Abril para os jovens”. Este o mote principal das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril nas Caldas, que quer chegar às camadas mais novas da sociedade, sobretudo os que não vivenciaram o 16 de Março e o 25 de Abril de 1974.
No próximo dia 12 de Abril será inaugurada, na biblioteca municipal, uma exposição sobre o 25 de Abril, que depois irá percorrer as escolas do concelho. A 23 de Abril será simulada uma Assembleia Municipal, no auditório da autarquia e presidida por Luís Ribeiro, que contará com participação de estudantes do ensino secundário dos três estabelecimentos do concelho.
A ordem de trabalhos tem já dois pontos fixados: a contribuição da juventude para um concelho melhor e a discussão e votação de propostas para a simulação de um orçamento participativo da Juventude. “É uma simulação, mas que nos permitirá saber o que os nossos jovens pensam”, disse o presidente da Assembleia Municipal na conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo, que decorreu no passado dia 28 de Março.
A organização pediu também às escolas que incentivassem os seus alunos a elaborar cartazes relativos a esta temática, que serão depois expostos na Galeria Osíris, a partir de 24 de Abril.
E, porque o 25 de Abril está intimamente ligado à democracia e sistema de partidos, estes também irão realizar eventos durante este período. Sob o chapéu da “Voz da Democracia Local”, os partidos políticos e movimento de cidadãos com assento na Assembleia Municipal irão dinamizar colóquios e debates, tendo por convidados personalidades de várias áreas.
O PS caldense trouxe às Caldas, no passado dia 4 de Abril, a ex-ministra da Saúde, Ana Jorge, para uma sessão publica  sobre a Criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – Uma realização de Abril. Hoje, 11 de Abril, pelas 21h30, Sérgio Ribeiro, Manuel Freire e José Santa Bárbara estarão à conversa sobre “Abril 40 anos” no auditório da biblioteca municipal, numa organização da CDU.
O Movimento Viver o Concelho realiza, a 21 de Abril, pelas 21h00, na sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, uma palestra sobre “Abril, Caminhos da Liberdade”, tendo como convidado David Geraldes.
A 29 de Abril, Francisco José Viegas estará no café-concerto do CCC para falar de “cultura e democracia”, numa organização do PSD.
O CDS-PP irá dinamizar um “debate de ideias” a 9 de Maio, pelas 21h00, no auditório da ETEO.

Monumento
ao 16 de Março

O presidente da Assembleia Municipal irá também propor, na próxima reunião daquele órgão, entregar à Câmara uma resolução para esta identificar um espaço onde possa ser colocado um monumento ao 16 de Março.
No dia 25 de Abril, pelas 11h30, realiza-se uma sessão solene evocativa com a comunicação sobre as “Caldas no 25 de Abril”, pelo historiador João Serra e a intervenção do presidente da Câmara.
Nesse mesmo dia, 8h00, terá lugar a alvorada de 25 morteiros junto às piscinas dos Bombeiros. O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Abílio Camacho, disse que têm recebido algumas criticas pelo barulho logo de manhã, mas  realça que funciona como um “despertador” para as actividades que têm lugar durante o dia.
Realçou que todos os anos estão presentes os dois presidentes de Junta da cidade e convidou também os presidentes da Assembleia Municipal, Câmara e vereadores a estar presentes este ano.
As comemorações incluem também outras actividades de índole cultural e desportiva, organizadas pelas juntas de freguesia da cidade em conjunto com perto de duas dezenas de entidades locais e escolas. Os presidentes de Junta acordaram que este ano a maioria das iniciativas decorrem na área da freguesia de Nossa Senhora do Pópulo e no próximo ano irão concentrar-se em Santo Onofre.
A Gazeta das Caldas também participa nas comemorações com uma retrospectiva do 16 de Março e 25 de Abril numa edição especial e na organização da apresentação do livro Os Rapazes dos Tanques, da autoria de Adelino Gomes e Alfredo Cunha.
De acordo com o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, é importante fazer estas comemorações para “a conhecer o que a aconteceu e, ao mesmo tempo, manter viva a chama da luta pela liberdade e os valores que foram transmitidos com a revolução”.

- publicidade -

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -