
O que mantém mais de 200 pessoas interessadas, num auditório, durante mais de três horas? A resposta é: publicidade! Um feito que foi conseguido pela turma finalista de Marketing Turístico da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), no passado dia 9 de Dezembro, que organizou um festival de publicidade.
O criativo Tiago Cruz foi o primeiro a falar de publicidade e da importância de fazer “qualquer coisa que nos diferencie da concorrência”. O autor de anúncios da Vodafone, Euromilhões e Knorr partilhou algumas curiosidades da sua realização e incentivou os alunos a “não ter medo de arriscar”.
Tiago Cruz explicou que estes foram anúncios que lhe correram bem, mas também teve muitos que correram muito mal. O sucesso está, assim, no trabalho e na coragem de fazer coisas novas. “Isto não é uma profissão que depende da inspiração. Não somos artistas, somos assalariados e temos um breefing bastante restrito a cumprir”, disse, acrescentando que a criação de um anúncio pode demorar entre dois dias a seis meses.
O director de marketing da empresa Tavolanostra, Kevin Barardo, falou da sua experiência na organização de eventos para o Barcklays e da cerimónia de eleição das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
Na sua opinião, a comunicação mudou muitos nos últimos anos. “As audiências são cada vez mais segmentadas e tem que se ter consciência disso quando se coloca um produto no mercado”, afirmou.
A empresa que começou em 2003 teve o seu maior crescimento nos últimos seis anos.
O conhecido actor da campanha da TMN, “mucho moche”, Pedro Fernandes, falou sobre os bastidores da publicidade, explicando o trabalho que está por detrás de alguns segundos de resultado final. Actualmente é actor, locutor, guionista e humorista, mas conta que começou nesta área por brincadeira.
“Sempre fui muito dado à palhaçada”, disse o jovem, que repartiu o seu tempo de estudante universitário entre o curso de Publicidade e Marketing e o grupo de teatro da escola.
O radialista Nuno Markl não esteve presente, mas colaborou com a sua caderneta de cromos, onde mostrou anúncios dos anos 80.
O evento contou ainda com momentos de animação a cargo da banda Soulbizness.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
































