Professores em protesto pela dignificação da profissão

0
442
Os professores da Escola Josefa de Óbidos juntaram-se em protesto frente ao estabelecimento de ensino

Greves, protestos nas escolas e uma vigília têm sido as formas de luta pela defesa da escola pública e valorização da classe docente.

Luís Neto é professor contratado há 12 anos e está a 200 quilómetros de onde é natural, tem de pagar duas casas e deslocações. Para além disso, com a “burocratização tremenda que existe”, continua a “perder muito tempo” e a desgastar-se fisicamente, a “chegar à escola cansado e sem paciência para aquilo que devia de ter, que é estar com os alunos”, conta o também professor de Português, Espanhol e Cidadania na Escola Secundária Josefa de Óbidos. Em greve durante toda a semana, na manhã de quinta-feira passada (15 de dezembro), o docente juntou-se ao protesto de professores que decorreu frente à escola secundária de Óbidos e que levou a que não houvesse aulas nesse estabelecimento de ensino.
Os docentes reivindicam o aumento do salário, uma vinculação dinâmica dos contratados e estão contra o recrutamento através dos quadros intermunicipais, composto por diretores e autarcas. “A partir do momento em que haja um quadro intermunicipal estão abertas todas as hipóteses para contratações pouco objetivas, com base em perfis subjetivos e que vão abrir portas à politiquice e amiguismo”, reclama o também elemento do Sindicato de Todos os Professores (STOP). Os docentes de carreira estão também em luta por uma avaliação justa, o fim das quotas para determinados escalões e o descongelamento do tempo de serviço.
“Todos pedimos a desburocratização do ensino porque perdemos demasiado tempo com os papéis e queremos tempo de qualidade com os alunos e os respeito e dignificação da classe”, complementa Luís Neto.
Ao final da tarde, dezenas de docentes da região juntaram-se, em vigília, na Praça da República, nas Caldas, e aprovaram, por unanimidade e aclamação, uma moção que será entregue ao ministro da Educação na próxima reunião negocial, juntamente com um abaixo-assinado. ■

- publicidade -