Professores beneditenses juntam adultos e crianças para “brincar” à Matemática

0
1110
notícias das Caldas
Entre jogos e brincadeiras, pais e alunos aprenderam que a Matemática pode ser divertida e que faz parte do nosso dia-a-dia

Os professores do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Frei António Brandão, que junta as escolas das freguesias de Benedita, Turquel e Vimeiro, estão empenhados em que pais e encarregados de educação tenham um papel activo na aprendizagem da Matemática por parte dos alunos. Por isso estão a levar a cabo aquilo a que chamaram de “Fim de Tarde com a Matemática”, em que adultos e crianças são convidados a participar numa série de desafios e brincadeiras.
Na tarde do passado dia 2 de Fevereiro a iniciativa passou pela Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim-de-Infância da Ribafria, onde estiveram dezenas de pais e crianças não só da escola anfitriã, mas também dos estabelecimentos de ensino das localidades de Azambujeira, Frei Domingos e Ninho de Águia. Em duas salas de aula, multiplicavam-se os jogos para fazer pensar miúdos e graúdos, para lhes mostrar que a Matemática está presente em muito do que fazemos no dia-a-dia e que pode ser muito divertida.
De um grande Jogo da Glória em que os participantes tinham que resolver alguns problemas, a uma pescaria em que o objectivo era recolher os peixes que valiam mais pontos, passando pelo tangram, pelo geoplano, pela construção de figuras com diversos blocos geométricos e até pelo tradicional dominó, muitas foram as propostas que levaram os pais de volta às carteiras das salas de aula e proporcionaram algumas horas de divertimento e aprendizagem aos mais novos.
A iniciativa, que já passou por Turquel, faz parte de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas da Benedita desde 1990, muito antes dos novos programas de Matemática entrarem em vigor. A este fim de tarde juntam-se actividades como o Problema da Semana e o Problema do Mês, que os alunos levam para casa para resolverem com os pais, ou a Semana da Matemática realizada no ano passado.
“O que nós queremos é que os meninos gostem de Matemática, e para que isso aconteça, os pais também têm que estar envolvidos”, explicou à Gazeta das Caldas o professor António Luís, que promove estas iniciativas a par com a professora Glória Serrazina, e as já aposentadas Fátima Bártolo e Natália Serrazina. E acrescenta que estes fins de tarde são uma boa oportunidade de “ajudar os pais a perceberem o que os meninos fazem na escola”.
“É giro pôr os pais a pensar”, adianta Glória Serrazina, dizendo ainda que “muitas vezes os pais dizem que não percebem nada desta matemática de agora, mas que, com o tempo e fazendo as actividades, os pais vão ficando sensibilizados”.
Além disso, numa comunidade escolar onde recentemente cerca de metade do grupo docente mudou, as actividades de Matemática servem ainda para “motivar os professores”. Um trabalho que se faz também com a oficina de formação que o Agrupamento de Escolas está a levar a cabo e na qual participam 21 docentes. E tanto os promotores como os professores das diversas turmas dão o seu tempo pessoal, e não o tempo de escola, para que as actividades possam acontecer.
Depois da Ribafria, o “Fim de Tarde com a Matemática” vai passar pelo Vimeiro, no próximo mês de Março, e estará na Benedita em Maio. Tudo porque “a atitude e interesse dos pais influenciará fortemente as atitudes e interesses da criança em relação à sua aprendizagem”, defendem os professores. O certo é que no final da tarde do passado dia 2, muitas eram as crianças que não queriam parar de “brincar” à Matemática.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -