Professor e ex-aluno da ESAD premiados em concurso da empresa Sqedio

0
696
Os trabalhos de Pedro Pinheiro que foram distinguidos neste concurso

A Escola Superior de Artes de Design das Caldas da Rainha (ESAD) e a Escola Superior de Tecnologia Gestão (ESTG), ambas do Instituto Politécnico de Leiria foram premiadas no Concurso Educacional Sqédio 2012 pelos projectos apresentados pelos seus estudantes, diplomados e docentes.
O prémio Melhor Imagem foi atribuído ao diplomado da ESAD, Pedro Pinheiro, com os projectos Prótese de braço biónico e conceito de carro NewRetro. O prémio Professor foi atribuído a João Mateus, docente da ESAD, pela qualidade e pelo total das classificações dos projectos dos seus alunos.
A distinção para Melhor Animação foi para Fábio Lopes, estudante de Engenharia Mecânica na ESTG, com um projecto que consistiu na modelação tridimensional de um Motor V8 com compressor, utilizando a ferramenta de desenvolvimento de produto “SolidWorks”. O prémio Professor foi atribuído a João Mateus, docente da ESAD, pela qualidade e pelo total das classificações dos projectos dos seus alunos. A própria escola de artes das Caldas da Rainha também foi distinguida – com o prémio Instituição –  pela classificação conjunta dos projectos da escola.Receberam menções honrosas o professor Pedro Custódio (Prémio Professor), do Departamento de Engenharia Mecânica da ESTG, que acompanhou o projecto de Fábio Lopes.
Susana Rodrigues, directora da ESAD, referiu que a atribuição dos prémios, ao aluno e ao professor, “além de ser muito gratificante para todos, mostra que a ESAD está a formar os alunos com as competências necessárias às exigências do mercado”.  Acrescentou ainda  que “o especial reconhecimento da ESAD enquanto instituição, é fruto da diversidade de conhecimento e do talento criativo, conducentes à excelência dos projectos desenvolvidos”.
O concurso obteve reconhecimento internacional, já que mais de 3.500 pessoas visualizaram os projectos online. Mais de 1.800 pessoas deram o seu voto no Prémio do Público, iniciativa que a Sqédio lançou este ano possibilitando que qualquer pessoa pudesse votar nos três projectos preferidos, através do Facebook.
Ao todo participaram 28 projectos criados por 35 estudantes de 12 escolas e universidades nacionais, e foram entregues mais de 1.700 peças únicas, resultado de mais de 28.000 operações de modelação 3D, conjuntos SolidWorks, que totalizaram mais de 6.700 componentes (quase 4GB de informação).
No total os estudantes indicaram ter consumido nos seus projectos mais de dois anos e meio de trabalho em horário completo, “números que são verdadeiramente impressionantes”, comentou a empresa.
A Sqédio organiza concursos educacionais, destinados a reconhecer projectos efectuados por estudantes de escolas nacionais, utilizando a ferramenta de desenvolvimento de produto em 3D “SolidWorks”, comercializada pela empresa em Portugal.

N.N.

- publicidade -