A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, decorre no próximo dia 13 de Março, pelas 15h00, dando início às celebrações pascais na vila de Óbidos. É uma manifestação religiosa rara no país, realizando-se nesta região somente em Mafra e Óbidos.
O cortejo parte da Capela de Nossa Senhora de Monserrate, segue pelas ruas da vila, até à Igreja da Misericórdia, onde são recordados os ideais defendidos por São Francisco, e retorna depois à capela de onde partiu, nos Arrabaldes.
A iniciar o cortejo segue uma cruz com o emblema franciscano, seguida por três jovens com símbolos da natureza humana (caveira, coração e cinzas). Seguem depois os andores com as nove imagens de santos e, entre eles, vão anjos carregando flores ou os atributos dos santos. Por fim segue uma cruz processional e acólitos, a exposição do Santo Lenho e só depois a música e os fiéis que acompanham o cortejo.
A Ordem Terceira foi criada no século XIII por São Francisco de Assis para pessoas que desejavam viver como religiosos, sem deixarem o seu estado civil. Esta comunidade laica só se instalou na Capela de Nossa Senhora de Monserrate no século XVIII.
Actualmente, a procissão da rapaziada é organizada pelas paróquias de Santa Maria e S. Pedro de Óbidos, pela Santa Casa da Misericórdia da vila de Óbidos e Comissão da Semana Santa e conta com o apoio da autarquia.






























