A Câmara das Caldas concessionou este ano, pela primeira vez, a privados as festas de verão na Foz do Arelho. A Festa Branca e outros eventos (cujo calendário ainda não está fechado) será assegurada pelo empresário beneditense Lino Bogalho, sócio-gerente da Arebiri Eventos, que está a organizar o Oeste Summer Festival.
De acordo com o empresário, a primeira festa deverá ter lugar a 14 de Agosto, seguindo-se uma outra a 17 e, no dia seguinte, a Festa Branca que “não será muito diferente da do ano passado, com uma tenda com animação”.
Para o próximo ano Lino Bogalho já pretende fazer um evento diferente, perspectivando começar a trabalhar nele já em Setembro. No entanto, refere que a Festa Branca continuará, à partida, a ser gratuita, uma vez que “tem um cariz social, de envolvência de toda a sociedade do Oeste”.
A ideia é fazer neste primeiro ano um festival que permita “credibilizar a capacidade de produção deste tipo de eventos”, disse Lino Bogalho, que quer criar um festival descentralizado no Oeste.
O Oeste Summer Festival começou a 7 de Julho, com a festa Nazaré Open Summer, no areal da praia, e termina a 25 de Agosto, também na Nazaré com uma Beach Party.
O vereador Hugo Oliveira considera que esta abertura aos privados é uma “janela de oportunidade” numa altura de crise, em que as Câmaras não têm recursos, mas também não querem deixar de realizar os eventos.
“Abrimos uma hasta pública e houve um particular que concorreu”, explica Hugo Oliveira, adiantando que foi pago à Câmara cerca de 3000 euros pela concessão do espaço e algumas estruturas. O autarca diz mesmo que lhe parece que o melhor caminho a seguir seja o de “envolver os privados nas organizações pois os municípios não têm vocações para certas coisas”. O ano passado a Câmara das Caldas gastou 5000 euros na Festa da Foz.
A Câmara está também a negociar com a Rodotejo para haver um autocarro à noite, aos sábados, durante o mês de Agosto. Relativamente ao Fozbus (que costuma levar e trazer as pessoas à praia da Foz do Arelho), Hugo Oliveira explicou que também estão à espera da apresentação de propostas por parte da empresa rodoviária.
Festa de Verão começa a 4 de Agosto
A Expotur – Festa de Verão vai realizar-se este ano entre os dias 4 a 15 de Agosto, nos mesmos moldes dos anos anteriores. Durante 10 dias haverá no recinto do centro de exposições caldense gastronomia, com a participação das colectividades do concelho, artesanato, exposições e muita animação.
O evento, que conta com entradas livres, irá funcionar nos dias úteis entre as 18h00 e as 24h00, e aos sábados, domingos e feriados, entre as 12h00 e as 24h00. A organização é da Câmara das Caldas.
Este ano o certame coincide com o Mercado Medieval de Óbidos, que decorre até meados de Agosto. Hugo Oliveira considera que são eventos que se complementam. “Sabemos que passam pela Expotur cerca de 150 mil pessoas e se vierem mais, melhor. Se houver um fim-de-semana em que vêm ao mercado medieval e às Caldas, ou vice-versa, só temos a ganhar”, disse.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























