O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou na passada segunda-feira a Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, e elogiou a qualidade e a exigência do ensino ali prestado, assim como os valores que nela são transmitidos aos militares.
No seu discurso perante os militares, o Comandante Supremo das Forças Armadas respondeu de forma indirecta a uma notícia publicada no mesmo dia pelo Diário de Notícias, sobre a admissão na ESE de candidatos com média negativa de nove valores e podendo ter sete a Português e Matemática.
Marcelo Rebelo de Sousa disse estar de visita a uma unidade e estabelecimento de ensino “qualificadíssimo” e que “tem como desígnio a formação de qualidade”. Como exemplo dessa qualidade, o Presidente da República apontou a exigência da ESE no ingresso e na classificação final global positiva. “É a melhor resposta àqueles que apontam momentos menos felizes numa ou noutra disciplina na altura do ingresso ou no percurso dentro da escola”, afirmou, acrescentando que “a própria da natureza do Ser Humano e da carreira militar é a superação, o progresso, a evolução, revelando capacidade de recuperar e de liderar”.
Marcelo Rebelo de Sousa quis evidenciar a relevância do papel dos sargentos no exército português e no sucesso das suas missões. “São o elo fundamental da estrutura do exército e das forças armadas”, afirmou.
A aposta na formação, “como tem feito e bem o Exército”, é para o Presidente da República essencial, apontando a recente aplicação do Curso Técnico Superior Profissional (TESP) e a aposta no Centro de Línguas da ESE.
Além da qualidade da formação, o Presidente destacou também os valores transmitidos naquela escola militar, como a lealdade, a coragem, a honra, o sentido de serviço e de cumprimento do dever perante a Pátria.
A visita à ESE surgiu na sequência da introdução este ano do Curso Técnico Superior Profissional, que vai permitir aos formandos que concluam os cursos de formação de sargentos a equivalência ao nível 5.
A orgânica deste curso, que está já a decorrer como experiência piloto, foi explicada pelo comandante da ESE, Gonçalo Azevedo. O novo modelo de ensino do curso de sargentos tem por objectivo a valorização profissional, através de uma formação mais orientada para as funções que o exército desempenha. Terá a duração de quatro semestres, o último dos quais em contexto de trabalho.
A visita de Marcelo Rebelo de Sousa à ESE foi a primeira presença nas Caldas enquanto Presidente da República. A comitiva chegou pelas 14h00 e ficou até perto das 16h00. Além da visita às instalações, o Presidente assistiu ainda a uma demonstração de actividades de treino físico e aplicação militar.































