Presépio da Foz possui 1500 figurantes em materiais reciclados

0
757

No sábado, 7 de Dezembro, foi inaugurado o presépio da Foz do Arelho que inclui mais de 1500 figuras. Este ano, colaboraram os comerciantes da vila que participaram com a decoração de cerca de 50 pequenas casas onde não faltam presépios e árvores de Natal. O presépio poderá ser apreciado até ao dia de Reis.

Trata-se de um dos maiores presépios da região construído com recurso a materiais reciclados e que se encontram dispostas em mais de 2000 metros quadrados, entre a sede da Junta de Freguesia da Foz do Arelho e o Largo do Arraial. É aliás a junta que é a responsável pela criação das peças deste presépio que coloca a vila no roteiro de iniciativas que animam o concelho e a região durante a quadra natalícia.
“Este ano pedimos a colaboração dos comerciantes da Foz e por isso temos perto de 50 pequenas casas que decoraram como quiseram”, disse o presidente da Junta, Fernando Sousa acrescentando que foram investidos cerca de cinco mil euros na execução deste grande presépio.
Além das pequenas casas em madeira, cada empresário local propôs a sua decoração natalícia, apresentando diferentes propostas de presépios e árvores de Natal.
A abertura do presépio contou com a presença de autarcas e muitos populares que vieram apreciar não só as peças típicas – como a Sagrada Família ou os Reis Magos – que compõe o seu presépio, mas também os antigos ofícios e alguns dos edifícios mais emblemáticos da vila, que foram reproduzidos em pequena escala em edições anteriores e que fazem parte da proposta de 2019, onde se inclui uma típica bateira. Uma das novidades deste ano é a reprodução do antigo rancho folclórico da Foz do Arelho “que já não existe há 50 anos”, disse Fernando Sousa que espera que a proposta natalícia da sua vila possa ser apreciada “por milhares de visitantes”.
O presépio da Foz do Arelho – que se encontra totalmente iluminado – pode ser visitado até ao dia 6 de Janeiro de 2020.

- publicidade -