
Abriu ao público, a 8 de Dezembro, no Jardim Grandella, o presépio da vila. Feito com materiais reciclados, este estende-se ao longo de 1500 metros quadrados, em volta do edificio da Junta de Freguesia da Foz do Arelho e é composto por mais de 600 figuras artesanais.
A novidade deste ano é uma exposição de maquetas que reproduzem os principais edifícios e equipamentos da Foz e que podem ser apreciados até ao início do próximo ano.
Foi em festa que foi inaugurado o presépio da Foz do Arelho. A banda filarmónica de Pataias pontuou a abertura com momentos musicais natalícios e a população local não faltou à chamada. “Está tudo muito bonito!”, é a opinião unânime, entre visitantes de várias idades, que apreciaram o presépio feito com materiais reciclados e que é composto pelas mais diversas áreas: há um convento, um mercado, um lavadouro, uma fonte, uma cascata e áreas ligadas às mais variadas profissões.
O presidente da Junta, Fernando Sousa não podia estar mais satisfeito com a inauguração do presépio que levou um mês a concretizar. A montagem decorreu numa semana e segundo o autarca “aumentámos todas as zonas”. O número de casas duplicou, assim como a área que ocupa o castelo onde não falta uma catapulta. Há cascatas e fonte de onde brota água e personagens que povoam e que representam as mais variadas profissões.
E na verdade, não há um, mas sim três presépios. “Fizemos um numa bateira, além de outro criado com materiais reciclados. Ainda apresentamos um antigo, feito em metal”, comentou Fernando Sousa. A Junta de Freguesia da Foz do Arelho “gastou 2500 euros em materiais para efectuar este presépio. Esperamos, como é habitual, algum apoio da autarquia”, disse o autarca, enquanto se prepara para fazer uma visita guiada à novidade deste ano: uma exposição de maquetas das casas e equipamentos da Foz do Arelho. Fernando Sousa explicou que este ano surgiu a ideia de fazer reproduções dos prinicipais edifícios, em esferovite prensada, e que podem ser apreciadas na Avenida Francisco Grandella. “Arrancámos com oito casas e equipamentos da Foz: o torreão do Inatel, a Igreja, o coreto, a Junta de Freguesia, a Casa do Miguel, a Escola Grandela e ainda fizemos uma típica bateira da Foz”, comentou o autarca. Há também uma mini- réplica da fachada do actual edificio da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório.
“Creio que este presépio é uma mais-valia para a Foz do Arelho. Acho também que no distrito de Leiria não haverá muitos iguais a este e com tanta qualidade”, afirmou Fernando Sousa.
A vereadora da Educação, Maria João Domingos, congratulou a comunidade local pelo trabalho conjunto realizado no presépio, desejando a todos boas festas. A autarca analisou ao pormenor os bonecos do presépio e partilhou que estes a fizeram recordar a sua infância. Junto ao edifício da Junta podem também ser apreciadas árvores de Natal que foram decoradas com materiais reciclados pelos alunos do Jardim de Infância, da Escola Grandella e pelos utentes do Lar da Foz.
O presépio da Foz do Arelho poderá ser apreciado até ao dia 8 de Janeiro de 2018.






























