O aspirante Geoparque Oeste (aGO) desenvolveu um programa, denominado “Prego Dourado”, que tem como objetivo o reconhecimento e promoção dos produtos hortícolas, frutícolas e transformados, bem como os pratos típicos ou com denominação local.
O programa quer também ser impulsionador do trabalho a realizar com produtores e empresários locais no desenvolvimento de redes curtas de produção e distribuição, assim como na implementação de práticas sustentáveis de produção e distribuição dos seus produtos. “Pretendemos que os produtos ou ementas associadas a este projeto sejam sinónimo e garantia de qualidade, mas também de sustentabilidade territorial”, refere o aGO, que irá apresentar o “Prego Dourado”, em três sessões de esclarecimento, a realizar nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro. De participação gratuita, as sessões serão feitas via zoom e têm inscrição obrigatória.
O aGO é um território composto pelos municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, que tem como objetivo o reconhecimento internacional como Geoparque Mundial da UNESCO, tendo por base o seu património geológico de referência internacional e maioritariamente jurássico, mas também o seu património cultural reconhecido por ter uma identidade própria e singular. ■































